Logomarca Amo Meu Pet

Foram 2 mil quilômetros por um sorriso: homem atravessa o país para adotar cachorrinho que vivia há anos em abrigo

“O sorriso de felicidade mais bonito do mundo de quando um cãozinho é adotado”.

Por
em Aqueça o coração

O dia 19 de dezembro marcou o início de uma nova etapa para Gabriel. Após cerca de 700 dias vivendo em um abrigo, o cão branco com manchas marrons finalmente deixou a baía que ocupou desde filhote.

O destino foi Jaraguá do Sul em Santa Catarina onde Paulo o aguardava para oferecer o primeiro lar definitivo da vida do animal.

Para que esse encontro acontecesse foi necessário percorrer uma distância de dois mil quilômetros motivada por um vídeo que mostrava a realidade do cão que nunca havia recebido um interessado em sua adoção.

A trajetória de Gabriel no sistema de acolhimento começou com um desafio de sobrevivência. Ele chegou ao abrigo ainda muito pequeno apresentando um estado de saúde crítico.

Naquela época o animal dependia de cuidados intensivos para superar infecções e a debilidade física. Gabriel resistiu ao tratamento e se recuperou demonstrando um temperamento alegre e sociável.

Como era um filhote cheio de energia passava os dias brincando e interagindo com todos que visitavam o local. A expectativa da equipe de resgate era que ele seria um dos primeiros a encontrar uma família.

O tempo passou e o cenário mudou conforme Gabriel crescia. O filhote brincalhão deu lugar a um cão adulto e a fila de adoção parecia ignorar sua presença.

Ele assistiu semanalmente à saída de seus companheiros de baia. Gabriel via outros cães serem cobertos com mantas, receberem coleiras novas e partirem nos carros de seus novos tutores.

Enquanto o pátio do abrigo se renovava com novos animais ele permanecia no mesmo lugar. A cada amigo que partia o isolamento de Gabriel se tornava mais evidente e o comportamento do animal começou a refletir essa solidão.

O cão que antes corria para as grades ao sinal de visitantes passou a se recolher. A alegria dos primeiros meses foi substituída por um semblante cabisbaixo.

Gabriel começou a passar a maior parte do tempo deitado nos cantos da baia de concreto observando o movimento à distância. O brilho no olhar que o acompanhava desde a superação de sua doença inicial diminuiu.

Ele se tornou um dos muitos animais invisíveis em abrigos de grande porte, aqueles que por serem adultos e comuns aos olhos do público acabam passando anos sem uma oportunidade real de convivência doméstica.

A mudança definitiva ocorreu quando o aplicativo Hyppet documentou o cotidiano de Gabriel no quadro “Histórias de AUmor”.

Em Jaraguá do Sul Paulo assistiu ao material e decidiu que a distância geográfica não seria um impedimento. Ele se organizou para buscar o animal pessoalmente entendendo que Gabriel precisava de alguém que enxergasse além do tempo perdido no abrigo.

A viagem de dois mil quilômetros representou o fim de um hiato de dois anos sem qualquer contato com o mundo fora dos muros da proteção animal.

Assim que entrou no carro de Paulo a postura de Gabriel se transformou. O cão que vivia triste na baia voltou a sorrir e demonstrou uma confiança imediata em seu novo tutor.

O trajeto de volta para Santa Catarina serviu como um período de adaptação onde o animal começou a entender que não retornaria para o abrigo.

Para os observadores a interação entre os dois parecia a de velhos conhecidos que finalmente haviam se reencontrado após muito tempo separados.

Confira o vídeo abaixo:

A segurança desse novo começo também envolveu cuidados práticos com a saúde.

Gabriel recebeu a proteção necessária contra parasitas externos como pulgas e carrapatos garantindo que sua chegada ao novo ambiente fosse segura para ele e para a casa.

O suporte da marca Bravecto da MSD Saúde Animal foi fundamental nesse processo de preparação do pet.

A parceria com o Hyppet garante que animais que aguardam adoção recebam tratamentos de longa duração permitindo que os novos tutores foquem exclusivamente na construção do vínculo afetivo e na adaptação comportamental.

O esforço de quem cuida no anonimato ganha força quando encontra pessoas como Paulo dispostas a assumir a responsabilidade de uma adoção consciente.

Considere adotar cães adultos pois eles possuem uma capacidade de gratidão e adaptação imediata desmistificando o preconceito de que apenas filhotes conseguem criar laços fortes com seus donos.

Hoje Gabriel vive uma rotina que antes era limitada aos seus sonhos no abrigo. Ele tem uma cama macia, passeios regulares e a atenção constante de seu único e primeiro tutor.

Este final feliz só foi possível pela união de tecnologia, mobilização social e o compromisso de empresas que acreditam na causa animal.

Gabriel deixou de ser um cão triste em uma baia para se tornar o protagonista de uma vida cheia de cuidado em Jaraguá do Sul.

Você também já sentiu uma conexão com um pet que estava muito longe de você? Conta essa história pra gente nos comentários ou entre em contato para escrevermos ela.

Sobre o Hyppet: tecnologia a serviço do bem-estar animal

O Hyppet nasceu da amizade e do propósito compartilhado por dois fundadores chamados Vitor. Amigos desde a infância, eles acompanharam a trajetória um do outro da pré-escola até experiências no exterior.

Em 2019, movidos pela paixão por animais, lançaram o aplicativo com o objetivo de modernizar a forma como adotantes e pets se encontram no Brasil.

A plataforma atua como um facilitador da adoção responsável, conectando pessoas que desejam um novo amigo a protetores e ONGs que enfrentam a superlotação e dificuldades de comunicação.

Ao funcionar de maneira intuitiva, o Hyppet resolve um gargalo importante: a falta de informação sobre como e onde adotar.

Além do encontro inicial, o aplicativo acompanha o processo de pós-adoção para garantir o bem-estar contínuo do animal.

Com mais de 500 pets encaminhados para novos lares e parcerias consolidadas com grandes empresas do setor pet, o Hyppet transforma a tecnologia em uma ferramenta para reduzir o abandono e criar novos finais felizes em todo o país.

Beatriz é jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Escrita Criativa e Editoração pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Apaixonada por narrativas envolventes e pelo universo pet, ela também possui certificação em Storytelling para Marketing Digital pela Santander Open Academy, o que complementa sua habilidade de transformar histórias reais em conteúdos informativos e inspiradores. Dedica-se à produção de reportagens que valorizam a convivência ética e afetiva entre humanos e animais de estimação, promovendo empatia, informação de qualidade e o respeito aos animais.