Logomarca Amo Meu Pet

"Pura gratidão": Cadela resgatada durante incêndios não consegue parar de abraçar protetora que a salvou

Por
em Proteção Animal

Em meio ao cenário devastador causado pelos incêndios florestais que atingiram recentemente a região de Lirquén, no Chile, uma cena de afeto conseguiu atravessar a fumaça, o medo e a destruição.

Uma mulher, sensibilizada pela situação de uma cadela desorientada e vulnerável com o avanço do fogo, decidiu agir e acabou recebendo em troca um dos gestos mais comoventes possíveis.

A cadela, visivelmente assustada e sem saber para onde ir, recebeu cuidados básicos, conforto e apoio no momento em que mais precisava.

O resgate foi compartilhado nas redes sociais pela página econewses.

Um abraço que disse tudo

Após ser retirada da situação de risco, a cadela passou a demonstrar sua gratidão de forma constante.

Em um dos momentos registrados em vídeo, ela se aproxima da mulher e a envolve com as patas, em um gesto que muitos interpretaram como um abraço.

Vídeo maior da sessão de abraços e agradecimentos:

A cena rapidamente se espalhou pelas redes sociais, comovendo milhares de pessoas.

“Eles entendem tudo, são tão inteligentes”, escreveu uma internauta.
“Que lindo. Eles também sentem e sabem como valorizar uma pessoa gentil”, disse outra.
“Ele a amava!!!! ‘Leve-me’ é a mensagem”, disse mais um.

Segundo a página, o animal recebeu conforto e cuidados essenciais logo após o resgate, o que permitiu sua recuperação inicial.

O amor que salva vidas

Casos como o do Chile lembram outras histórias igualmente marcantes, em que o afeto foi a chave para transformar o destino de cães resgatados.

Em agosto do ano passado, a protetora Mari Mazzon, de Curitiba (PR), viveu um momento semelhante ao resgatar um filhote de vira-lata que sofria maus-tratos.

O pequeno, depois chamado de Provolone, estava amarrado, sem água, sem comida e em completo estado de pânico.

“Ele estava amarrado em um tanque de roupas, com uma corrente curta, sem água, sem comida e claramente apanhava muito”, contou Mari na legenda do vídeo do resgate, publicado no TikTok.

Após a equipe conseguir libertá-lo, Mari se aproximou com cuidado, sentou-se no chão e ofereceu comida. Aos poucos, o medo deu lugar à confiança.

"Você nunca mais vai sofrer"

Assim que percebeu que estava seguro, Provolone reagiu da forma mais tocante possível: começou a abraçar e lamber sua salvadora, como se agradecesse por, finalmente, ter sido visto.

“Aqui você nunca mais vai sofrer, meu amor. Nós prometemos!”, escreveu Mari, emocionada.
“O resgate do Provolone foi um dos que mais mexeu com meu coração, ver de perto o medo e o pânico dele acabou comigo, a vontade era de ficar com você no colo e não soltar para que você pudesse esquecer todos os traumas que já tinha vivido…”, desabafou Mari. “Mas, graças ao apoio de todos vocês, agora Provolone tem uma família de verdade que o ama muito.”

Gratidão infinita

Outro exemplo inesquecível aconteceu com o cachorrinho Sr. Snuffulufugus, o Snuffy, nos Estados Unidos.

Após ser transferido para um resgate especializado em Minnesota, ele criou um vínculo imediato com sua cuidadora temporária, Stephanie Easley.

Mesmo enfrentando sérios problemas de saúde, como dirofilariose e complicações cardíacas, Snuffy fazia questão de permanecer ao lado de Stephanie, buscando carinho e contato constante.

“O amor humano é o seu desejo número um”, contou ela ao The Dodo.

Durante o tratamento, o cão recebeu brinquedos, apoio da comunidade e, principalmente, afeto. Contra as expectativas, ele sobreviveu e encontrou uma família.

Animais sentem, lembram e retribuem

As três histórias têm cenários diferentes: incêndios florestais, denúncias de maus-tratos, abrigos superlotados.

Apesar disso, todas lembram da capacidade dos animais de reconhecer cuidado, bondade e proteção.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.