Logomarca Amo Meu Pet

“Ela pedia abrigo e depois ia embora”: vira-latinha leva anos até entender que finalmente tinha uma casa

Por
em Cães

Docinha é uma vira-latinha que, por um bom tempo, viveu pelas ruas até que Geni Rodrigues Araújo dos Santos cruzou seu caminho e decidiu mudar sua história.

A cachorrinha, que antes enfrentava os riscos e incertezas do abandono, encontrou em Geni alguém disposto a oferecer cuidado, proteção e amor.

A partir daquele encontro, Docinha ganhou a chance de deixar para trás os dias difíceis e começar uma nova fase cercada de carinho.

A adoção de Docinho

Em entrevista ao Amo Meu Pet, Geni contou que Docinha foi abandonada ainda filhote na rua de sua casa. Desde o início, a situação causou comoção entre os moradores.

Geni conta que ninguém apareceu disposto a adotá-la definitivamente, mas, mesmo assim, a cachorrinha não ficou completamente desamparada.

A comunidade se uniu para cuidar dela como podia, oferecendo alimento, atenção e carinho.

Com o passar do tempo, porém, uma preocupação acabou se tornando realidade. Cerca de um ano depois, Docinha engravidou.

Ao perceber a situação da cachorrinha, Geni conversou com uma vizinha para tentar encontrar um lar seguro para ela.

Na época, Geni não podia adotá-la, pois criava pássaros que viviam soltos no quintal e temia que a convivência entre eles e a cadelinha não desse certo.

A vizinha, sensibilizada, aceitou acolher Docinha quando ela estava prestes a dar à luz. Depois que os filhotes nasceram, todos foram doados para pessoas responsáveis e amorosas.

Docinha também foi castrada, uma decisão importante para protegê-la de novas gestações e dos riscos da vida nas ruas.

No entanto, como já havia passado muito tempo vivendo livre, Docinha não conseguiu se adaptar completamente à rotina dentro de casa.

Sempre que encontrava uma oportunidade, fugia e voltava para as ruas, local onde já havia criado seus hábitos.

“E assim os anos foram se passando, muito feliz e amada por todos”, contou Geni.

A vizinha ainda tentava recolher a vira-latinha e mantê-la protegida. Mas, de tempos em tempos, Docinha encontrava um jeito de escapar novamente.

Foi então que a mulher avisou Geni que se mudaria e que não teria como levar a cachorrinha junto.

A partir daquele momento, Docinha voltou a depender ainda mais dos cuidados da comunidade.

Geni conta que seu filho começou a insistir para que ela acolhesse a cadelinha de vez.

“Meu filho começou a vir em casa e dizia: ‘Mãe, pega ela’. Mas ela rosnava para todos que tentavam prendê-la. Como passei a tratar dela, isso foi mudando”, relembrou.

A aproximação aconteceu aos poucos. Docinha, que antes desconfiava de qualquer tentativa de contenção, começou a perceber que Geni não queria lhe fazer mal. A confiança foi sendo construída com paciência, respeito e pequenos gestos diários.

Até que, em uma noite fria de inverno, algo mudou.

Docinha apareceu na porta da casa de Geni pedindo abrigo. Ela passou a noite protegida e, no dia seguinte, saiu novamente.

Mas, na noite seguinte, voltou. E assim aconteceu durante todo o inverno: a cachorrinha ia e voltava, como se estivesse tentando entender que aquele lugar também poderia ser seu lar.

“Meu filho disse: ‘Mãe, prende ela. Ela é bonita, precisa de cuidados’. Aí comecei a fazer isso. Foi muito difícil, quase desisti, mas hoje Docinha já sabe onde é sua casa, ama todos da família. É um amor inexplicável”, contou Geni.

Aos poucos, a vira-latinha que parecia não conseguir viver longe das ruas passou a se sentir segura dentro de casa. O que antes era medo virou confiança. O que antes era fuga virou pertencimento.

E, para a surpresa de Geni, a convivência com os pássaros, que tanto a preocupava no início, aconteceu da melhor forma possível.

“Ela convive com os pássaros, respeita todos e ama uma cachorrinha pinscher que meu filho tem. Hoje tem um lar fixo e vejo que é muito grata”, afirmou.

Depois de tantos anos entre idas e vindas, Docinha finalmente encontrou o que sempre mereceu: um lar de verdade, uma família paciente e pessoas dispostas a amá-la.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.