“Como a natureza é incrível”: Homem encontra ‘concha’ diferente na praia e descobre criatura rara escondida dentro
Por Ana Carolina Câmara em Mundo Animal
O comandante Walmir Silva caminhava pela Praia de Santa Tereza, em Ilhabela, no litoral de São Paulo, quando percebeu algo diferente na água.
À primeira vista, parecia apenas uma concha próxima à beira da praia.
Por morar no litoral, Walmir já havia encontrado muitas conchas ao longo dos anos. Mas aquela tinha algo que chamou imediatamente sua atenção: havia alguma coisa dentro dela.
Intrigado, ele interrompeu a caminhada e se aproximou para observar melhor.
Foi então que percebeu que havia encontrado um polvo muito diferente do que estava acostumado a ver.
Curioso para descobrir de qual animal se tratava, Walmir fez uma rápida pesquisa e descobriu que estava diante de um polvo-argonauta, do gênero Argonauta, também conhecido como náutilo-de-papel.
Segundo contou, o animal era uma fêmea. As fêmeas dessa espécie produzem uma delicada estrutura semelhante a uma concha, utilizada principalmente para abrigar e proteger seus ovos.
Encantado com a descoberta, Walmir não escondeu a admiração.
“Olha só como a natureza é incrível e como o Criador é caprichoso e detalhista”, declarou.
Mas, além de observar, ele percebeu que precisava agir.
Como o animal estava muito próximo da areia, ficava vulnerável a possíveis predadores ou até mesmo à aproximação de animais domésticos, como cães que circulassem pela praia.
Por isso, Walmir decidiu levá-lo cuidadosamente para uma região um pouco mais profunda da água.
“Vamos torcer para ela conseguir seguir o ciclo de vida dela com saúde. Coisa linda”, disse.
O comandante registrou a descoberta e compartilhou também um pouco do conhecimento que havia adquirido sobre o animal em um vídeo publicado no perfil @comandantewalmir, no Instagram, no dia 5 de agosto.

A publicação chamou bastante atenção, acumulando mais de 389 mil visualizações e centenas de comentários, inclusive de pessoas que trabalham com a vida marinha e ficaram impressionadas com o encontro.
“MENTIRAAAAAAAAAAA QUE VOCÊ ACHOU ISSSOOOOOO! Sou bióloga marinha e meu sonho era ver uma e nunca vi!”, comentou uma internauta.
Outra também revelou a surpresa:
“Que incrível!!! Um dos meus sonhos de bióloga é ver um desses pessoalmente. Parabéns pela atitude de levá-lo para algum local mais distante da praia.”
E teve quem simplesmente resumisse o sentimento provocado pelas imagens:
“Coisa mais linda! Obrigado pelo registro!”
Assista:
Curiosidade sobre o argonauta e os submarinos
Nos comentários, um internauta trouxe uma curiosidade que chamou a atenção:
“Foi a bioengenharia desse animal que ajudou o ser humano a inventar o submarino!”
A comparação faz sentido à primeira vista, mas essa informação não é comprovada historicamente.
O que a ciência já confirmou é igualmente interessante: a fêmea do polvo-argonauta consegue capturar ar na superfície e armazená-lo dentro da estrutura semelhante a uma concha, utilizando esse ar para controlar sua flutuabilidade e permanecer em determinada profundidade. É um mecanismo que, de certa forma, lembra o princípio usado por submarinos para controlar a subida e a descida na água.
Porém, não há evidências confiáveis de que o argonauta tenha servido de inspiração para a invenção do submarino.

No caso do Nautilus, submarino desenvolvido por Robert Fulton no início do século XIX, registros históricos apontam que o inventor buscava reproduzir mecanismos observados nos peixes, especialmente o funcionamento da bexiga natatória, para controlar a flutuabilidade da embarcação.
Ou seja, o comentário acabou misturando uma semelhança biológica real com uma origem histórica que não está comprovada.
Ainda assim, o mecanismo desenvolvido naturalmente pelo argonauta é tão impressionante que já foi descrito pela revista científica Nature como uma espécie de “submarino de papel”.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.








