Casal encontra filhote sozinho na estrada, volta por intuição e descobre família escondida no mato
Por Beatriz Menezes em Proteção Animal
Em 29 de setembro um casal de protetores independentes resgatou uma família de cães abandonada em uma estrada de terra cercada por vegetação densa.
A ação resultou no acolhimento da cadela batizada de Melissa e de seus filhotes, que estavam expostos à lama e aos efeitos da chuva em uma área sem habitações próximas.
Os idealizadores do projeto As Joias da Lu, Luana e Cláudio, formam uma família multiespécie composta por 16 pets resgatados e adotados.
E recentemente ao passarem por uma via rural, o casal avistou inicialmente um filhote sozinho na estrada.
Luana descreveu o momento do primeiro encontro na legenda da publicação oficial.
"Ele dizendo: me leva titia!! me leva titia!", registrou a protetora.
Após o acolhimento do primeiro animal, o casal sentiu a necessidade de retornar ao local para verificar a presença de outros cães na vegetação.
"No resgate do Romeu, procuramos e não achamos ninguém, chamamos e nenhum outro cachorrinho apareceu! Fomos embora, mas nosso sexto sentido nos dizia que tinha mais! Estávamos certos, voltamos e tinha mesmo!", relatou Luana.
Durante a busca secundária no matagal, o casal encontrou a mãe do pequeno. A cadela foi batizada de Melissa e ela estava escondida com o restante da família.
A operação exigiu estratégias de aproximação com os filhotes mais ariscos, incluindo o uso da mãe fora da caixa de transporte para atrair os animais. Luana manifestou indignação ao relatar a situação de abandono na internet.
"Mais um abandono. Mais uma vez, o ser humano mostrando o quão cruel pode ser! Mas, para cada ser humano ruim que surgir neste mundo, 10 mil de nós surgiremos para fazer o bem!", declarou.
Os animais foram levados para um hotelzinho de apoio, onde tomaram banho e receberam cuidados imediatos.
Durante a triagem, o casal notou que o filhote Romeu estava mancando bastante e agendou uma consulta médica para avaliação do membro afetado.
A cadela Melissa apresentou aumento no volume abdominal ao ser recolhida. A confirmação da gestação ocorreu após a realização de exames em um hospital veterinário.
"Recebi o raio-X da Melissa mostrando seus bebês. Foi assim que tivemos certeza da gestação dela!", explicou Luana. O exame radiográfico revelou a presença de múltiplos fetos.
O casal optou por não realizar exames de ultrassom adicionais para conter despesas com os tratamentos de saúde dos outros resgatados, aguardando o momento natural do parto no abrigo temporário.
O resgate repercutiu no perfil onde o casal de protetores compartilha a rotina dos animais e possui parcerias para doação de ração a abrigos.
A publicação já possui 2,7 milhões de visualizações, 330 mil curtidas e 3.788 comentários.
"Não entendo pq os animais têm que sofrer nesse mundo. Somos pecadores e eles não".
"No fim do vídeo, eu aqui assobiando pra ver se aparece mais algum filhote da mata".
"Patinha de flocos, esperta e inteligente demais! Saiu do esconderijo pra poder salvar e conseguir resgate para todos".
"Tão pequenos e indefesos! Ainda bem que vocês cruzaram o caminho desses anjos".
Comentaram alguns internautas.
Os filhotes passam por cuidados veterinários antes de seguirem para novos lares.
"Quer adotar o Romeu? Escreve pra ele no email asjoiasdalu@asjoiasdalu.com.br! Somos de SC mas no meio de outubro vamos pra SP e podemos levá-lo!", informou a publicação.
O casal continuará acompanhando a gestação de Melissa até o nascimento dos filhotes para posterior encaminhamento a adoções responsáveis.










