Idosa vence batalha na justiça pela guarda de Leco, papagaio que ela cuida há 36 anos

Por
em Mundo Animal

Em 2020, após uma longa batalha na justiça, a costureira Maria de Lourdes Oliveira, de 74 anos, conseguiu manter a guarda de Leco, um papagaio-verdadeiro que foi adotado por ela há mais de 30 anos.

Dona Maria alegou que a ave era como um ‘filho’ pra ela. São três décadas de convivência.

Na ação, o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Estado de São Paulo queriam apreender o papagaio porque ele estava vivendo fora de seu habitat natural.

Ciente de que poderia perder Leco para sempre e ainda ser multada, a costureira recorreu à Justiça Federal, que decidiu o processo em seu favor.

Para o juiz Décio Gabriel Gimenez, da 3ª Vara Federal de Santos, “Ibama e Estado deverão promover, no âmbito de suas respectivas competências, os atos necessários à regularização da guarda do papagaio, em favor da autora da ação”.

Além disso, as duas entidades não podem apreender o animal, tampouco aplicar sanções à dona dele.

Em sua decisão final, o magistrado levou em conta principalmente o relato de Dona Maria, 74, que disse que Leco é como um filho pra ela.

“O nível de bem-estar, físico e psicológico, do animal seria mais afetado na hipótese de perda da convivência com a autora”, disse uma médica veterinária que vistoriou o apartamento onde os dois moram.

Para ela, o papagaio-verdadeiro, nativo da fauna silvestre brasileira, está bem tratado e adaptado ao ambiente em que vive, não tendo condições de ser introduzido ao habitat após tanto tempo vivendo com sua humana.

O laudo de vistoria apontou também que a alimentação oferecida à Leco é muito positiva: frutas, cenoura, milho, talos de espinafre, sementes de girassol e ração.

Leco está em boas mãos!

Assista também o nosso Jornalzinho Amo Meu Pet:

O caso do cachorro que faz yoga e mais notícias de bichinhos

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.