Conheça os mangalitsas, porcos que se parecem com ovelhas e agem como cães

Por
em Notícias

Você já ouviu falar dos mangalitsas?

Então, trata-se de uma raça de porcos originária da Hungria e dos Bálcãs, no continente europeu, que são descendentes diretos das populações de javalis selvagens.

Eles se diferenciam facilmente dos demais porcos por terem uma rica e espessa pelagem, que pode ser amarela, preta e raramente vermelha. A uma certa distância, essa pelagem pode confundir os mangalitsas com ovelhas!

Angus, de 3 anos, é um mangalitsa cujas fotos e vídeos têm feito o maior sucesso nas redes sociais.

O porquinho chegou ao Santuário da Paz Ridge, no Maine (EUA), em 2018, magro e bastante negligenciado. Ele passou o primeiro ano de sua vida em condições deploráveis, à beira da morte em uma fazenda de uma cidade vizinha até que agentes do Estado com o Programa de Bem-Estar Animal do Maine o resgataram.

Não demorou muito para Angus começar a ganhar peso em sua nova casa - e agora ele está mais feliz do que nunca.

"Quando ele chegou aqui no santuário, estava todo medroso, mas agora é um porco grande e mandão", brincou Melissa Andrews, diretora do santuário.
"Os Mangalitsas são uma raça de herança húngara e quase se parecem com ovelhas quando 'vestem seus casacos' de inverno", disse Andrews. “Então eles 'trocaram' o casaco inteiro no verão e estão bem perto de ficarem carecas. Portanto, é uma grande transformação observá-lo ao longo do ano”.

A pelagem de lã que cresce sob Angus durante o período mais frio do ano tem cerca de 10 cm de comprimento quando totalmente desenvolvida. As camadas externas encaracoladas parecem bem grossas, como a cauda de um cavalo. Andrews sabe por experiência própria, já que Angus adora tombar de lado quando ele vê um funcionário do santuário por perto.

"Ele parece um grande urso", disse Andrews.

No início dos anos 90, restavam menos de 200 Mangalitsas na Hungria. Mas eles viram um ressurgimento de popularidade recentemente devido ao interesse por sua lã.

Mas, felizmente, Angus não precisa se preocupar com isso. Ele está no santuário para ser bem cuidado, sem quaisquer interesses econômicos por parte dos voluntários. "Ele é o nosso porco-ovelha. Cuidados dele como ele merece, apenas isso", concluiu Andrews.

Veja também:

Cães viciados em PLÁSTICO BOLHA e mais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.