Golden retriever começa a usar aparelho e seu novo sorriso ‘metálico’ é a coisa mais fofa

Por
em Cães

Pode ser uma novidade para muitas pessoas, mas alguns cães também usam aparelho, assim como os seres humanos.

Wesley, um cãozinho de seis meses da raça golden retriever, que mora em Spring Lake, Michigan, nos Estados Unidos, é um bom exemplo disso. Ele nasceu com alguns problemas de dentição e agora utiliza aparelho para corrigir e alinhar os dentes.

Aparelho era uma necessidade

“Assim que os dentes adultos do nosso cachorro golden retriever começaram a sair, percebemos que eles estavam tortos e ele não conseguia fechar a boca completamente”, disse sua dona, Molly Moore a BuzzFedd News.
“Ele não estava conseguindo brincar com seus brinquedos e estava perdendo peso. A saúde do nosso cão era muito preocupante para mim e precisávamos fazer algo para que ele não tivesse dor e tivesse uma vida feliz de cachorrinho”, explicou a dona.

Apenas algumas semanas

O filhote foi anestesiado para a fixação do aparelho dentário. O procedimento foi feito na clínica Harborfront Hospital for Animals.

E Wesley não parece estar nem um pouco incomodado! Afinal, ao contrário de muitos de nós, ele terá que usá-los por apenas algumas semanas. Cãozinho de sorte!

Aparelho odontológico nos cães

Esse tipo de tratamento nos cães é utilizado desde 1980 para casos dolorosos e potencialmente perigosos. Muitas das ferramentas e métodos são usados da odontologia humana, mas o objetivo é diferente. O veterinário determinará se o uso do aparelho é necessário ou não. O diagnóstico é dado ainda jovem entre os 3 e 6 meses de idade. Alguns dos motivos para o uso podem ser:

  • condição chamada linguoversão, quando os dentes são empurrados de volta para a língua;
  • sobremordida, quando a mandíbula inferior é mais curta do que o superior;
  • o aparelho também pode ser usado quando os dentes de leite do cão não caem corretamente;
  • quando parte da mandíbula ter sido removida para o tratamento do câncer;

Ao perceber alguma deformidade leve o seu cão ao veterinário para avaliação e assim determinar se é necessário ou não intervenção.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.