Fotógrafa se especializa em ensaios de animais de estimação após morte de sua pet

Por
em Notícias

Após a morte de Musa, sua cachorrinha e companheira por mais de 12 anos, a fotógrafa Bruna Russo, moradora de Sorocaba, em São Paulo, decidiu especializar-se em ensaios para animais de estimação e transformar a dor da perda que sentia em alegria para os donos e tutores de outros cães e gatos, tomando como missão, eternizar momentos de alegria e amor entre pets e seus donos.

Musa era uma cocker speniel inglesa, companheira inseparável de Bruna, tendo nascido quando sua dona tinha apenas 9 anos de idade.

Quando Musa fez 10 anos, foi diagnosticada com um câncer de mama, que felizmente fora tratado com sucesso, com ela se recuperando integralmente.

Bruna relembra o companheirismo e amor de sua cachorra por ela ao longo dos anos, quando elas moravam em São Paulo, na época da faculdade. “Nós passeávamos pela Vila Mariana, Liberdade... Ela adorava! Mas também amava ficar em casa vendo TV comigo. Ela ia para onde eu ia”, conta.

Há cerca de três anos, em novembro de 2015, Musa foi novamente diagnosticada com um câncer - agora, no fígado.

“Ela começou a apresentar alguns sintomas como falta de apetite, achávamos que era pelo calor excessivo. Mas ao fazermos os exames com a veterinária dela, foi constatado câncer no fígado, já avançado. Não havia como operar”, diz Bruna.

Uma vez que a quimioterapia não seria efetiva, ela passou a receber cuidados paliativos, que focam na tentativa de constância da qualidade de vida do animal.

Entre os tratamentos, acupuntura, homeopatia, cromoterapia e tratamento floral - todos com elevados custos.

De modo a arcar com o tratamento, Bruna começou a campanha “Tudo por Ela”, oferecendo serviços de ensaios fotográficos por um preço baixo para arrecadar fundos. “As pessoas viram o porquê da promoção e começaram a pedir a participação dos seus pets nos ensaios”, relata.

Apesar de todos os esforços de Bruna, a cachorrinha não resistiu ao agressivo câncer no fígado e faleceu.

Restou à dona as boas lembranças dos anos ao lado de seu animalzinho de estimação, além dos ensaios que ela fazia com a pet. “Vendo o meu ensaio com ela [Musa] após ela ter partido, entendi a importância de ter registros profissionais com os animais”.

Partindo desse ponto, Bruna decidiu dar uma guinada na carreira, investindo profissionalmente nos ensaios de animais de estimação.

"Como os animais participam de tantos momentos, modificam tanto nossas vidas e têm uma expectativa de vida reduzida, porque não incluí-los nos ensaios? São lembranças eternas de seres que estiveram conosco a vida toda deles e nos proporcionaram momentos únicos", afirma.

Para fazer os ensaios, Bruna diz que é necessário haver muito amor pelos cães e gatos, além de paciência e comprometimento com a qualidade das fotografias a serem tiradas.

“Trabalhar com animais exige uma sensibilidade extra e que você ame receber lambidas, arranhões, pelos na roupa, fazer carinho e não ter vergonha de ser criança junto com eles", diz.

Veja algumas fotos feitas por Bruna Russo:

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.