Puma albina é encontrada em propriedade rural e levada para área de preservação

É a primeira felina albina encontrada na Colômbia.

Por
em Mundo Animal

No início do mês de novembro, uma filhote de puma albina foi encontrada em uma área rural de Amalfi, no norte de Antioquia, na Colômbia.

De acordo com especialistas a filhote selvagem possui de 8 a 12 semanas de vida. Tudo indica que seja da espécie jaguarundi, um mamífero carnívoro.

Puma é um gênero da família Felidae que agrupa duas espécies de felinos, a suçuarana ou puma (Puma concolor) e o jaguarundi (Puma yagouaroundi), que é o caso da filhote resgatada.

O animal foi levado até o Parque de Preservação de Medellín, antigo zoológico de Santa Fé do país. Devido a sua rara pelagem e por não ter sido encontrado em um grupo, a filhote não poderá ser devolvida ao habitat natural, uma vez que precisa de cuidados especiais e por ser albina não sobreviveria muito tempo sozinha na natureza.

Quem compartilhou o caso foi uma autoridade ambiental e urbana da Colômbia, chamada de Região Metropolitana do Vale do Aburrá, mantendo cidadãos e internautas a par de tudo que está acontecendo com a filhote e quais decisões foram tomadas para atender melhor às necessidades do animal.

O albinismo é uma condição rara em que há ausência de melanina, sendo causador de muitas dificuldades, como uma péssima visão, uma pele extremamente frágil e propensa a altas queimaduras solares. Animais albinos são detectados rapidamente tendo que passar por muitos obstáculos para sobreviver no meio selvagem.

Por possuir os olhos vermelhos e muitos sensíveis à claridade, a puma nunca seria capaz de caçar para sua própria alimentação, diminuindo assim as chances de sobrevivência. Diferente do urso polar que sofreu mutação para sobreviver ao gelo, a falta de melanina no corpo da puma não é nenhuma vantagem.

Que bom que foi encontrada e será cuidada por uma instituição de preservação animal! Você já sabia sobre os riscos do albinismo?

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.