Cisne assume a criação de filhotes após falecimento de sua companheira

Por
em Mundo Animal

Cisnes são criaturas tão belas que muitos acreditam serem seres que simbolizam a pureza, beleza, graça, elegância e amor.

E um casal desses animaizinhos que habitava no lago do parque Charles River Esplanade, em Boston, Massachusetts (EUA), provou o quanto essas qualidades são verdadeiras.

Em abril do ano passado, o casal decidiu formar uma família, pois era possível ver um ninho construído na beira do lago. E não demorou para que esse cantinho acolhesse nove ovos que a fêmea havia botado, e cerca de 10 dias depois, sete haviam eclodido.

Os cidadãos puderam se maravilhar com a cena dos ovos eclodindo para, em seguida, os pais os acolherem com muito amor.

“Eles meio que se tornaram celebridades em Boston nas últimas semanas”, disse Emma Feeney, coordenadora de marketing e eventos da Esplanade Association ao The Dodo.

Companheiros, os cisnes normalmente acasalam para a vida toda, compartilham os deveres dos pais durante as primeiras semanas de seus bebês, revezando-se na alimentação, proteção e aquecimento. Só que pra essa família o pior aconteceu! A mãe dos filhotes adoeceu e morreu em junho de 2021.

A cena do falecimento foi flagrada pela Sylvia J. Zarco que circulava pelo parque no momento. A americana contou no seu Facebook:

"Ela estava descansando, abrigando seus filhotes como a grande mãe que ela tem sido na semana passada. Mas ela não conseguia levantar e sustentar a cabeça. Ela tropeçou quando ficou de pé, não conseguia nadar em linha reta e o que quer que ela fizesse, ela apenas impulsionou ela mesma para trás. Papai não a deixaria. Quando os filhotes foram nadar, você podia ver como ele estava dividido entre ficar com sua companheira e proteger seus filhotes".

Um representante do Boston Animal Control não demorou para comparecer ao local e retirar o corpo da fêmea do lago. Exames foram feitos, mas não descobriu-se a causa da morte.

“A morte do cisne partiu muitos corações da comunidade aqui em Boston, onde vemos pessoas visitando o ninho dos cisnes diariamente – tornou-se parte de suas rotinas diária”, disse Feeney.

Sem o auxilio da sua amada para a criação dos filhotes, o macho tomou as 'rédeas' da situação e assumiu a paternidade solo, fazendo tudo o que pode para criar seus bebês corretamente.

"Eles parecem estar indo bem", disse Feeney. “Você pode vê-los na lagoa da esplanada nadando juntos, com alguns dos bebês andando nas costas dele".

Confira:

E não tenho dúvidas de que esses filhotes cresceram fortes e saudáveis para, quando mais velhos, encontrarem seus respectivos companheiros.

Veja também:

Cachorros e gatos que salvaram vidas humanas