Cadela poodle produz leite após adotar filhotes rejeitados por gata

A cachorrinha nunca foi mãe e viu uma ótima oportunidade de exercer o instinto

Por
em Notícias

Um caso impressionante aconteceu em Jaguaré, no Espírito Santo, com uma cachorrinha de 9 meses, da raça poodle chamada Aisha. A cadela que nunca teve nenhuma ninhada adotou gatinhos recém-nascidos, após a gata rejeitar os filhotes. A notícia foi publicada pelo jornal A Gazeta na última quinta-feira, 24 de março.

O tutor Gabriel Jacobsen contou que a cachorrinha foi adotada com 45 dias de vida e cresceu com outros três gatos, que também fazem parte da família.

Um dos felinos, uma fêmea, teve filhotes e acabou rejeitando-os pouco tempo depois de dar à luz, foi então que Aisha entrou em ação e decidiu adotá-los.

“Esta é a segunda vez que a gatinha teve filhotes e abandonou a ninhada. Mas desta vez Aisha adotou os gatinhos. Ela ‘simpatizou’ com eles desde que nasceram. Ela carrega os bichanos para o ninho, dorme, cuida como se fossem dela mesmo”, explicou o tutor.

Mas além de cuidar, a cachorrinha também os amamenta. De acordo com Gabriel, a fêmea provavelmente desenvolveu uma gravidez psicológica, adotar os filhotes foi o gatilho para que começasse a produzir leite.

Segundo a veterinária Kristher Robleto, esse fenômeno acontece quando a fêmea não é castrada e está no período do cio, foi exatamente o que aconteceu com Aisha, o período de cio passou, não ocorrendo gravidez, que era o esperado pelos hormônios. E então teve contato com os filhotes, ocasionando na gravidez psicológica.

Porém, a profissional orienta que a ação não deve ser estimulada e incentivada, pois pode vir a causar problemas futuros para a cadela, e que seja castrada o mais rápido possível.

“Tecnicamente falando, por mais que seja bonito, deixar a cadela pensar que é mãe dos filhotes é um perigo, porque ela produziu leite. Esse alimento pode endurecer, causando inflamação e problemas de saúde para a cadela”, explicou a médica veterinária.

Você já havia visto um caso assim?

Veja também este vídeo do nosso canal:

O pássaro que canta 'Meu Pintinho Amarelinho' e mais no Jornalzinho Amo Meu Pet | Com Pépe Bonner

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.