Dicas para prevenir doenças cardíacas em cães e gatos

Veterinária aponta tipos, riscos e sintomas dessas patologias, que são mais comuns nos pets idosos

Por
em Notícias

Assim como nos humanos, é preciso que o animal faça acompanhamento com o médico veterinário. Geralmente, as doenças cardíacas são adquiridas com a idade, mesmo assim os exames de rotina previnem o desenvolvimento da doença. A médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo, Carolina Ferreira afirma sobre os sintomas:

“É muito importante ter um acompanhamento médico. Mas há sinais que podem indicar que o pet pode estar com a saúde debilitada. Cansaço, tosse, emagrecimento, dificuldade respiratório, desmaio, Cianose, que é quando as mucosas ficam roxas, entre outros sintomas”.

Doença valvar degenerativa, cardiomiopatia dilatada e cardiomiopatia hipertrófica são alguns dos males mais comuns que podem atingir cães e gatos. A primeira patologia é uma das mais comuns em cachorros e atinge a valva mitral. Os sintomas mais comuns são tosse, intolerância a exercícios e síncope. Acomete principalmente os pets de pequeno porte.

No caso das cardiomiopatias, tanto a dilatada quanto a hipertrófica, acontecem quando há um problema no músculo do animal. Na primeira, mais comum em cachorros machos de grande porte, o músculo cardíaco fica mais dilatado do que o normal. No segundo caso, que é silencioso e ocorre com maior frequência em felinos, é quando o músculo cardíaco atrofia, ou seja, fica mais grosso. Em ambas, os sintomas comuns são cansaço e dificuldade respiratória.

Por mais que algumas mostrem alguns sinais, a maioria das doenças cardíacas é silenciosa, por isso é preciso de uma avaliação médica para detectar o problema o quanto antes e evitar que o pet venha a falecer.

As condições cardíacas podem estar relacionadas a muitos fatores, como idade avançada, predisposição genética e racial. Carolina alerta para as raças com mais propensão a essas doenças:

“No caso de cães pequenos, temos poodle, yorkshire, maltês e pinscher. E para os grandes, as raças são: boxer e dobermann. Para os felinos, a raça é um fator com menos influência, mas os tutores de persas e maine precisam estar mais atentos”.

É comum que as doenças aparecem aos seis anos em cachorros e aos quatro em gatos. Estes problemas não tem cura, mas com o tratamento adequado, hábitos saudáveis em casa e um diagnóstico precoce é possível que a vida do pet seja prolongada.

O check-up cardiológico nos animais inclui eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, raio-x de tórax, holter e medida da pressão arterial. “Em alguns casos, também pedimos tomografia e um exame de sangue conhecido pela sigla BNP, que tem nos ajudado a monitorar a evolução e o tratamento da doença cardíaca”, finaliza.

O Cão Bernardo existe desde 1994, com foco em banho e tosa, mas em 2014 foi inaugurado o Hospital em São Bernardo do Campo, se tornando o principal foco da empresa. Em 2018 será inaugurado o segundo hospital, em Santo André. Os principais serviços do hospital são emergências, consultas, internação, cirurgias e exames.