Gatos sentem ciúmes? Médica veterinária explica

Por
em Comportamento

Gatos sentem ciúmes? A psiquiatra veterinária Larissa Rüncos explica de forma simples e objetiva sobre esse assunto em um vídeo publicado na última segunda-feira, 25, no seu perfil do Instagram.

Segundo a médica, ciúmes é uma emoção abstrata e toda emoção abstrata, normalmente, é uma construção humana que tenta explicar uma combinação de eventos. Exemplos: "fico triste porque o meu amigo esqueceu de mim" ou "fico triste porque o meu namorado está dando atenção para outra pessoa". O significado de ciúme para um pode não ter o mesmo para o outro.

Seguindo esse raciocínio, provavelmente, o ciúme - da forma como os humanos entendem -, não seja sentida pelos gatos. Pois esse sentimento é abstrato e não primário, como por exemplo é a alegria, a felicidade, o medo, a raiva e vários outros.

Um exemplo que gera essa confusão é quando acontece interações de um gato no ambiente e o outro felino, ao enxergar, deseja realizar a mesma atividade ou ter o mesmo objeto. O que ocorre ali não são ciúmes, mas sim uma competição entre os dois animais.

"Muitas vezes é isso. Muito mais simples do que imaginamos", disse Larissa.

A publicação recebeu mais de 7 mil visualizações e centenas de comentários de internautas apoiando a teoria de que gato não sente ciúmes e outros relatando que sim, seus gatos sentem ciúmes.

"Não acredito que animais têm ciúmes. Ciúmes são do ser humano", afirmou uma.
"Tenho duas gatas, há 10 anos. Uma delas bate nos animais da rua quando vê eu dando atenção a eles, mas não bate na outra gata", relatou outra.

Saiba mais, assistindo o vídeo abaixo:

Se você deseja acompanhá-la nas redes sociais, clique aqui.

Assista também:

O caso do bebê que se DECLAROU para um cão caramelo e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube