Memória canina: especialista explica se irmãos caninos lembram um do outro ao se encontrar anos depois?

Por
em Cães

Após muitas especulações sobre como os filhotes se comportam após serem separados da ninhada, a Canine Cottages se uniu a um treinador de cães credenciado, Joe Nutkins, para descobrir de uma vez por todas se isso os irmãos podem lembrar um do outros ao se reecontrarem após anos.

A Canine Cottages é uma empresa especializada em encontrar pousadas e casas de férias que aceitam animais de estimação em todo o Reino Unido, para que tutores possam viajar com seus pets.

Quando a ninhada é adotada por moradores da mesma cidade ou locais próximos há uma grande possibilidade de que os cães fiquem cara a cara com seus companheiros de ninhada no parque.

Mas quando esses reencontros acontecem, será que eles lembram uns dos outros e se reconhecem? De acordo com o treinador, tudo vai depender de como e quando a separação aconteceu.

Chegou-se a uma conclusão que se os cães de uma determinada ninhada de filhotes permanecerem juntos nas primeiras 16 semanas de vida, as chances se reconhecerem em um possível reencontro depois de alguns anos, podem sim lembrar de quando viviam juntos, ou pelo menos, saber que aquele cão não é um desconhecido brincando no parquinho, mas que já teve contato com ele antes de ser adotado.

Agora, se os filhotes são separados antes de completarem 16 semanas, as chances de se reconhecerem em um encontro é muito menor.

“Os irmãos da ninhada desenvolvem um vínculo muito próximo em suas primeiras semanas juntos e é preciso muito para que esse vínculo seja quebrado. Quando as famílias têm dois filhotes da mesma ninhada, elas podem fazer tudo com os filhotes separadamente, mas eles ainda gravitam entre si em qualquer oportunidade e grande parte disso é por causa de seu vínculo estreito desde o nascimento”, disse Joe o treinador.

Bom, agora que sabemos dessa ligação entre irmãos caninos. A pergunta nova é: será que os pais reconhecem os filhos que foram doados? Ainda segundo Joe Nutkins a resposta é praticamente a mesma da primeira questão.

É menos provável que os pais e os filhotes se reconheçam, pois não passam muito tempo juntos durante as semanas cruciais de formação dos filhotes. Principalmente em casos que o cão não é da família ou acaba procriando na rua.

Se os filhotes ficarem com a mãe pelas primeiras 12 a 16 semanas de suas vidas, é provável que eles se lembrem de sua mãe na idade adulta, talvez até mais do que isso. Agora quanto mais tempo eles ficam juntos, maiores são as chances de eles se reconhecerem. Se eles forem separados cedo, eles podem não conseguir se lembrar de sua mãe e esquecer seu cheiro.

Ao se encontrarem e recordarem um do outros, os cães que pertenciam à mesma ninhada podem voltar a ter hábitos parecidos com aqueles que tinham enquanto viviam juntos, seja a maneira de brincar ou se comportar.

“Os sinais que os cães reconhecem seus parentes geralmente podem incluir focinheiras brincalhonas, cheirando os rostos e bocas um do outro e circulando com uma linguagem corporal amigável, como arcos de brincadeira, abanar o rabo e pequenos latidos. Se os cães costumavam brincar ou interagir de uma certa maneira anteriormente, eles geralmente voltam a isso ao se encontrarem novamente”, finalizou.

Então, agora está explicado! Se você for adotar um cão com amigos em comum, procure mantê-los em contato, assim eles podem ficar próximos de irmãos da ninhada.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.