Coelhos 'gigantes' buscam lares amorosos após serem salvos de maus-tratos

Por
em Notícias

A crueldade animal ainda é frequente em vários lugares e, recentemente, a instituição Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), que atua na Inglaterra e no País de Gales, recebeu uma denúncia de que dezenas de coelhos não estavam sendo cuidados adequadamente. Após a ligação, a equipe de policiais chocou-se com as cenas que viram no momento do resgate dos coelhos.

Foram resgatados 47 coelhos da raça gigante de Flandres, eles eram mantidos em gaiolas pequenas e sujas, um tratamento inadequado para animais de grande porte como esses, que podem chegar ao tamanho de um cão de porte médio. O maior do grupo pesava 18 quilos.

A primeira menção a esses coelhos gigantes vem do século XVI, na Bélgica. As teorias que sustentam o tamanho desses coelhos, conhecidos por serem atenciosos e dóceis, são do cruzamento com variedades de coelhos extintas.

No final do século XVIII a sua popularidade se espalhou pela Europa e atravessou o oceano em direção aos Estados Unidos.

"O inspetor do RSPCA, Trevor Walker, disse em um comunicado à imprensa que os “pobres coelhos viviam em condições apertadas e sujas que são desagradáveis para eles, especialmente no calor”, diz.

Um veterinário ainda examinou o estado de saúde dos animaizinhos e descobriu que todos estão em boas condições, apenas um está tomando medicação para olhos lacrimejantes e ferimento na parte de trás do pescoço.

No ano passado, o curta “Save Ralph” ganhou notoriedade após a campanha abordar a crueldade animal em testes de produtos de beleza e farmacológicos em geral. O documentário tem pitadas de humor que servem para escancarar a denúncia da crueldade animal, dando voz ao personagem principal, o coelho Ralph.

Na abertura do curta, o personagem fala com o público sobre as causas que os testes causam em seu corpo. E diz “Está tudo bem. Nós fazemos isso pelos humanos (...), eles são superiores a nós, animais”.

Ao longo de toda a campanha, o coelho narra o que acontece diariamente com ele, mostrando a realidade de diversas empresas fabricantes de cosméticos e farmacológicos.

As condições em que os coelhos gigantes foram encontrados, apenas retrata mais uma face da crueldade animal e das condições que seres humanos conseguem deixar um animal inofensivo.

Estando sob os cuidados da RSPCA os coelhos - ou coelhões - estão evoluindo e após um tempo eles serão colocados para adoção, onde mal podem esperar para encontrar um lar permanente.

“Esperamos que eles encontrem lares amorosos”, disse Walker.

Os coelhos são conhecidos por serem bons animais de companhia e de temperamento tranquilo, o que facilita no momento da adoção.

Assista também:

10 animais de estimação que meteram o loko por aí | Vídeos engraçados

Redatora.