Nachito, o cãozinho que deu sua vida para defender família de ataque de cobra-coral

Por
em Notícias

Um cão chamado Nachito ficou conhecido nas redes sociais depois que o seu tutor, Jorge Luna, compartilhou no seu perfil do Facebook, no último domingo, 31, a história de bravura do mascotinho. O cão salvou a família que vive em Mérida, em Iucatã, no México, de um ataque de cobra e faleceu por conta do veneno.

O peludinho que estava sob os cuidados da família há mais de um ano deixou de ser apenas um animal de estimação para se tornar o herói da casa. De acordo com Jorge, uma cobra venenosa, da espécie coral, estava na varanda e quem a farejou foi Nachito e ao perceber o perigo, despertou seu instinto protetor e atacou o réptil, evitando que ela atacasse qualquer um dos seus amados donos.

E durante o confronto, a cobra conseguiu picar o cão injetando uma dose do seu veneno letal. Essa serpente gosta de viver em ambientes subterrâneos, principalmente na camada mais superficial do solo e sob as folhas secas no chão. E quando se sentem ameaçadas, elas não dão o bote e, sim, se defendem com “mordidas”.

O veneno utilizado no ataque tem um efeito neurotóxico, ou seja, ataca o sistema nervoso central. O efeito do veneno bloqueia o sistema neuromuscular e causa insuficiência respiratória, além de deixar a visão turva, dificultar a deglutição e provocar vômitos. Por isso, ao ser atacado por uma, é indicado buscar rapidamente ajuda em postos de atendimento. Infelizmente, Nachito não conseguiu sobreviver.

E sabendo que o feito do cão era digno de homenagem, o tutor dedicou uma mensagem comovente nas suas redes sociais ao pequeno herói, onde agradece a sua coragem e relembra os momentos bons que a família viveu ao seu lado.

"Adeus Nachito, adeus valente bebê, você pagou com sua vida para proteger sua família de alguém que você sabia que poderia machucá-los, uma das cobras-corais mais venenosas que se esgueirou na varanda da casa e você conseguiu matá-la, mas ela te mordeu e seu corpinho não conseguiu superar isso. Obrigado pelo ano de amor e aventuras que você nos deu, nunca vamos te esquecer, bebê lindo, você foi um herói defendendo sua família", escreveu.

A publicação tocou o coração dos internautas, em que mais de 20 mil pessoas reagiram com o post e milhares compartilharam e comentaram com mensagens de carinho.

"Eles sempre se sacrificam por nós, definitivamente nós humanos não os merecemos por mais que os amemos, que triste perda de força para seus donos porque sei o quanto dói perder um companheiro incondicional", comentou uma.
"Um herói com um rostinho de anjo", escreveu outra.
"Sinto muitíssimo. um bebê muito corajoso", se compadeceu uma terceira.

A tragédia causou muita dor a família. E sem dúvida Nachito terá um lugar especial na memória dos seus donos que nunca esquecerão da sua lealdade e coragem em defender os seus entes queridos.

Assista também:

10 animais de estimação que meteram o loko por aí | Vídeos engraçados

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube