Fofura: Conheça Ruby, uma cadela pit bull de pelagem comprida e gene raro

Por
em Cães

A pit null, Ruby, foi resgatada de um abrigo nos Estado Unidos, por Greta Weber e seu esposo, na cidade de Asheville, no estado da Carolina do Norte. Na segunda-feira, 08 de agosto, Greta compartilhou imagens de Ruby, de um ano de idade, na rede social Reddit, onde tornou sua cachorrinha a mais nova “famosa do pedaço”.

A imagem compartilhada por Greta, na rede social, já tem mais de 31 mil votos positivos e centenas de comentários. O que tornou a pet um fenômeno no Reddit.

O fato da imagem postada ter se tornado tão conhecida, pode ser de que Ruby é um pit bull com um gene recessivo raro, que faz com que seu pelo seja comprido, diferentemente de outros cachorros da raça.

A legenda da foto diz: “Minha Pittie tem um gene raro de pelo comprido recessivo que a torna fofa.”.

Em entrevista ao site de notícias “Newsweek”, a tutora de Ruby, Greta Weber, disse que a cachorrinha foi adotada em setembro de 2021.

“Nós a adotamos em um abrigo local. Quando a adotamos, o abrigo disse que achava que ela era uma pit bull misturada com golden retriever ou labrador.”, conta.

Os donos presumiram de que o abrigo estava certo de suas investigações, porque de fato a cachorra se parecia com as três raças. Mas a curiosidade falou mais alto, e Greta e seu esposo resolveram fazer um teste de DNA em Ruby.

"Queríamos fazer um teste de DNA porque estávamos curiosos se havia outras raças nela.”

Quando o resultado do teste de DNA saiu, os donos descobriram, no entanto, que Ruby era 100% American Pit Bull Terrier. Esse cachorro não é reconhecido como uma raça pelo American Kennel Club (AKC), essa decisão acredita-se estar relacionada à reputação dos cachorros nas lutas de cães do século XIX.

Esses cachorros, de estrutura média muscular, eram usados para brigas ilegais de cães nos Estados Unidos. E apesar dessa reputação, a maioria dos pit bulls são animais de estimação divertidos, gentis e leais, o que os tornam ótimos companheiros para famílias.

Greta disse que ela e o esposo ficaram surpresos com o resultado. "Acho que pesquisamos algo como 'como um pit bull pode ter pelo comprido?' e foi aí que descobrimos que os genes de cabelos compridos podem ser recessivos e raramente expressos”, comenta.

Nos últimos anos fazer um teste de DNA nos animais de estimação tornou-se popular, e donos de pets e criadores recorrem a empresas para realizar testes simples que podem determinar a raça, parentesco e se o animal está predisposto a alguma condição genética.

No Brasil, o único teste genético para cães chegou no ano de 2020 ao país. Onde a empresa responsável oferece três diferentes kits. Um para identificação de raça, outro para doenças genéticas e um terceiro kit para ambos os pontos.

Muitos donos de cachorros vira-latas estão buscando responder a incógnita “De onde nosso cachorro vem?”. E com base nesses testes de DNA, a verdadeira origem do animal é descoberta.

Ruby é uma cachorrinha que foi adotada e assim como ela, a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA), informa que nos Estados Unidos, aproximadamente 4,1 milhões de animais são adotados por ano, sendo 2 milhões de cães e 2,1 milhões de gatos.

São cerca de 69 milhões de americanos que possuem, ao menos, um cachorro em sua residência, tornando o cão, o animal de estimação mais popular dos EUA.

Sem dúvida a ancestralidade de Ruby fez com que a sua foto se tornasse tão popular entre os usuários do Reddit. “Ruby é o cachorro mais doce que existe”, disse Greta.

“Quando descobri que ela era apenas pit bull, fiquei um pouco preocupada com o estigma sobre a raça, não sabia o que levantava a suposição de que os pit bulls são mais agressivos. Mas depois das pesquisas e, mais importante, tempo com Ruby, percebi que o estigma é um mito.”.

A cachorra mais conhecida do Reddit tem gostos dóceis, adoram se aconchegar no sofá e assistir TV com seus donos. "Colocamos filmes do Studio Ghibli para ela quando saímos e ela parece realmente gostar deles", disse Greta.

Os donos de Ruby não esperavam que o post tivesse tanta exposição assim. “Ao mesmo tempo, não estou surpreso porque sei o quão incrível ela é. Tive muita sorte e nossas vidas são melhores a cada dia com ela.”.

Assista também:

O cachorro que VIROU BABÁ de gatinhos e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.