Guaxinim se torna amigo de cervo após ser acolhido em centro de reabilitação para animais

Por
em Mundo Animal

O Texas Fawn and Friends é uma organização especializada em resgatar cervos órfãos. No ano passado, a reabilitadora da instituição, Carrie Long, recebeu uma ligação sobre um filhote de guaxinim em perigo e decidiu levar o animal ao centro de reabilitação para cuidar dele.

E foi no centro que guaxinim fez uma amizade improvável com um outro morador do local, um veado.

Foi no meio de uma tempestade, em que o guaxinim Jasper - nomeado por Carrie - foi encontrado. O animal foi abandonado por sua mãe, com apenas três semanas de vida, e agarrou-se à vida durante uma tempestade, para poder enfim, viver dignamente.

Carrie é especialista em resgate de veados órfãos, e pratica isso em sua instituição sem fins lucrativos, a Texas Fawn and Friends. Mesmo sem ter conhecimento de guaxinins, ela decidiu levá-lo consigo ao centro.

“Não tínhamos certeza de que ele conseguiria”, disse Carrie ao site The Dodo.

Jasper já atingiu a idade adulta e é livre para se virar sozinho, mesmo assim ele decidiu continuar chamando o refúgio dos cervos, de casa.

O Texas Fawn and Friends abriga sobretudo cervos de cauda branca, nativos de toda a América do Norte e América do Sul. A espécie pode viver até 20 anos na vida selvagem e tem esse nome por ter embaixo da barriga e na cauda, pelagem branca. Quando adultos, os cervos de cauda branca podem ficar bronzeados ou marrons, nos meses de verão e nos tons marrom acinzentado no inverno.

Sendo da família dos animais ruminantes, os cervos de cauda branca tem um estômago com quatro compartimentos, o que faz com que eles se alimentem extremamente rápido. Um adulto precisa de cinco a 12 quilos de ração por dia.

Os cervos não possuem vesícula biliar - assim como diversos mamíferos - portanto, podem comer vegetações venenosas para animais domésticos.

O guaxinim, Jasper, divide o espaço com cerca de 75 cervos órfãos, que atualmente estão sob cuidados da Texas Fawn and Friends. Dentre todos esses “moradores”, um deles pode ser considerado seu melhor amigo.

Com o mesmo histórico de perder a mãe jovem, a veada Esperança vive no centro e Jasper garante que a amiga nunca fique sozinha.

"Jasper simplesmente a ama", disse Carrie. “Quando ele a vê, ele corre para lambê-la e amá-la. É simplesmente a coisa mais fofa.”

Apesar dessa amizade improvável, o guaxinim e a veada se veem todos os dias. “À noite, ela vem e se deita ao lado dele. Eles têm um relacionamento legal acontecendo”, comenta Carrie.

Na página do Facebook da Texas Fawn and Friends vários vídeos de Jasper e dos cervos podem ser vistos. Como o vídeo de Jasper brincando, em uma manhã ensolarada, em uma fonte de água.

Ou do guaxinim entretido com seus amigos cervos.

Assista também:

O cachorro que VIROU BABÁ de gatinhos e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.