Cão filhote caminha ao lado de ovelhas e é protegido por elas em vídeo adorável

Por
em Mundo Animal

Os cães guardiões de rebanho, são cachorros treinados desde filhotes para que no futuro, eles saibam proteger grupos de animais, como ovelhas, de predadores.

No dia 16 de agosto, um vídeo compartilhado no Twitter por @Gabriele_Corno, mostra um cachorrinho sendo criado junto a ovelhas, para que no futuro ele faça parte do rebanho e proteja as companheiras.

Há uma diferenciação entre cães de rebanho e cães guardiões de rebanho. Os cães de rebanho aprendem desde cedo a controlar e a movimentar o gado ou ovelhas para o trabalho, já os cachorros guardiões se tornam membros efetivos de um rebanho, usados para proteger o grupo, principalmente com ovelhas.

O vídeo compartilhado no Twitter tem mais de 6 milhões de visualizações e mostra o pequeno filhote da raça pastor de Anatólia, caminhando por uma estrada de chão batido, junto com diversas ovelhas de um mesmo rebanho.

Essa raça é a mais comum quando se trata de cão guardião, pois são cachorros de porte grande, e com uma pelagem grossa, que os protege no momento de algum ataque. Outra característica do pastor de Anatólia é sua lealdade e coragem.

Esses cachorros são acostumados desde filhotes a ficarem com os ovinos, e por isso eles não atacam os animais e as ovelhas também não os vêem como um predador, mas como um amigo. O pastor de Anatólia possui uma capacidade instintiva de guardar o rebanho, principalmente por estar em tempo integral com os ovinos.

Muitas vezes, a mera presença de um cão guardião em um rebanho é o suficiente para afastar algum predador.

Para intimidar, os cães utilizam latidos e exibem um comportamento agressivo, o cachorro também pode atacar ou lutar com um predador se não conseguir afastá-lo.

Veja o vídeo do cachorrinho acompanhando as ovelhas que no futuro ele fará a guarda:

O pastor de Anatólia são cães de guarda há pelo menos 6 mil anos, onde pelo menos 4 mil anos ele trabalhou como cachorro de guarda da península de Anatólia, região que faz parte da Republica da Turquia, banhada pelo mar Negro, Mediterrâneo e mar Egeu ao oeste. Com o tempo o cão migrou para regiões da Europa e Estados Unidos.

Uma das características desses cães é ser grande e musculoso, tanto machos quanto fêmeas geralmente atingem uma altura de 70 a 80 centímetros e seu peso oscila próximo aos 60 quilos.

Quando estão em repouso, a cauda longa do pastor de Anatólia pode ficar caída, mas quando estão em alerta sua cauda fica torcida nas costas.

Redatora.