Cão com vitiligo muda completamente sua pelagem ao crescer e vídeo recebe milhões de views

Por
em Cães

A internauta Leonie, 22, é tutora de Fanny, um cão da raça Bernese Mountain Dog. A dupla vive no interior da Alemanha, um lugar de paisagem linda e pôr do sol encantador, mas dentre tantas belezas para apreciar, o que mais encanta a jovem é a formosura do seu pet que possui uma característica singular: vitiligo.

Até os 3, 4 anos a pelagem de Fanny seguia o padrão de sua raça, tricolor: preto nas costas, marrom nas patas, barriga branca, além de uma máscara branca bem característica. Depois a coloração começou a mudar gradualmente, tendo início na sua cabeça e, posteriormente, se espalhando para o corpo.

“Pode ser vitiligo. Os médicos não sabiam dizer de que gene era exatamente. Apenas seu cabelo mudou, não sua pele", comentou Lenonie em um post.

O vitiligo é uma condição autoimune que pode ocorrer em humanos e animais. A doença não contagiosa é caracterizada por manchas claras que se desenvolvem na pele e, isso ocorre, quando as células produtoras de pigmento morrem ou deixam de funcionar.

Segundo veterinários da clínica Embark, essa doença nos cães não é dolorosa, não afeta a saúde e não requer tratamento. Geralmente, o vitiligo começa aparecer na idade adulta, tendo início na cara.

Na maioria das vezes, essa perda de pigmento permanece no rosto ou na cabeça, contudo, há casos de se espalhar para outras partes do corpo. Fanny é o segundo caso, a doença tem se espalhado pelo corpo.

Os cientistas não têm certeza da causa do vitiligo, mas acreditam que seja uma condição hereditária unida a uma junção de fatores como, por exemplo, o ambiente e o estresse.

Sabendo a causa ou não, a beleza do animal é única! Por isso, Leonie apaixonada por seu pet e querendo compartilhar seu encanto com o mundo, criou perfis nas redes sociais — entre TikTok e Instagram somam-se mais de 551 mil seguidores.

Em abril, deste ano, a jovem publicou um vídeo, revelando a transformação de Fanny. Na primeira cena aparece a foto dele ainda filhote, só com uma manchinha no nariz. No segundo take é um vídeo do cão tomado pelo vitiligo, uma graça.

A publicação viralizou e alcançou mais de 8, 5 milhões de visualizações, 2,4 milhões de reações e milhares de comentários. Ana escreveu: “meu pai tem vitiligo e acabei de mostrar para ele o doguinho, ele ficou todo emocionado”.

Já Rafela ficou encantada: “como assim existe uma coisa tão preciosa dessas no mundo”. E Raquel declarou: “Eu tenho vitiligo e agora preciso de um cachorro como ele! Estou apaixonada”.

Confira:

Separei mais duas transformações. Veja

Ele é lindo! E se você deseja segui-lo nas redes sociais, clique aqui.Veja também este vídeo:

10 histórias APAIXONANTES de idosos e seus pets

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube