Gatos tem reação inesperada ao ficarem cara a cara com rato; vídeo

Por
em Mundo Animal

Compartilhado no Tik Tok, no início de agosto, um vídeo mostra o momento em que dois filhotes de gato tentam ‘brincar’ com um rato. Com mais de 418 mil visualizações, o vídeo compartilhado na rede social por @ninaboyd0 mostra seus gatinhos filhotes perseguindo o roedor, em uma espécie de brincadeira, enquanto a mamãe gata se mostra entediada com a situação.

Nina estava em seu jardim com seus três felinos, quando se surpreendeu ao encontrar um rato. O animal parecia tranquilo e não sentia medo de algo lhe acontecer, mesmo quando dois dos gatos de Nina - que são filhotes - começaram a correr em volta do roedor, em uma brincadeira.

O que surpreendeu Nina, foi a forma em que sua gata adulta reagiu ao rato, deixando o animal de lado e sentando-se perto da porta, como se estivesse aborrecida com a brincadeira dos filhotes.

No vídeo pode-se ver que no começo da brincadeira, logo quando o rato foi descoberto, a gata até se mostrou um pouco interessada no roedor, mas logo as coisas mudaram e o animal resolveu afastar-se da situação.

Assim, a mãe dos filhotes deixa a brincadeira para os filhos, que não sabem muito o que podem fazer com o roedor, mas correm em volta dele.

A voz de Nina, pode ser ouvida ao fundo da gravação, onde ela fala repetidas vezes, “vamos, pegue-o”, criando um clima de tensão entre os filhotes, que parecem perdidos com a situação. E ao ver os filhotes sem reação ‘adequada’ ao encontrar um rato, parece que a mãe deles se aborreceu e ficou entediada.

“Ela está deixando os gatinhos aprenderem como se caça, ela deve ter se colocado perto da porta para se certificar de que o rato não corra para dentro”, diz um comentário.
Outro comentário diz: “Eu acho que é o rato que está perseguindo eles”.
Um comentário divertido sobre a situação diz: “Meu cachorro pegaria esse rato”.

Veja o vídeo:

Os gatos têm em seu instinto a caça, e costumam brincar com seus alimentos, como ratos, pássaros e pequenos mamíferos, antes de caçá-los, como explica Chris Hughes, do Grant Museum of Zoology, em Londres, ao site Newsweek.

"Os gatos 'brincam' com sua comida para melhorar suas habilidades de caça", explica o profissional. "'Brincar' é mais provável de ser visto em gatos domésticos, pois eles não tiveram que aprender a caçar com suas mães, que geralmente ensinam seus filhotes a caçar a partir das seis semanas de idade."

Portanto, os filhotes e a mãe deles apenas ‘brincaram’ com o rato por conta de não saberem como podem caçar ele.

Além desse comportamento, outros podem ser analisados entre os felinos, como quando um gato traz um ‘presente’ ao seu dono.

Os presentes variáveis podem ser um pássaro, um rato, barata, ou até mesmo - no caso dos gatos totalmente domésticos - objetos do dia a dia de seu tutor, como embalagem de suco, brincos e papéis.

A explicação científica para essa reação do gato ao dar presentes ao seu tutor é seu instinto de caça aguçado, mas além disso há uma explicação mais ‘fofa’.

Os felinos são animais que gostam de compartilhar aquilo que conquistaram com a família - mesmo a família humana - por isso esses presentes, mesmos os mais estranhos como ratos e baratas, significam para os gatos que ele o considera membro da família.

Veja também este vídeo:

10 histórias APAIXONANTES de idosos e seus pets

Redatora.