Logomarca Amo Meu Pet

Empresa japonesa incentiva a volta ao trabalho presencial com a companhia de pets

Yuka Hatagaki é uma das funcionárias da Fujitsu Ltd e agora trabalha acompanhada de seu cãozinho Noel

Por
em Notícias

Conhecidos por ter longas jornadas de trabalho, a empresa japonesa Fujitsu Ltd decidiu tornar a rotina bem mais fofa ao permitir que os funcionários levassem seus animais de estimação ao expediente.

A grande empresa que fabrica desde ar-condicionados a supercomputadores, abriu no mês de julho um “escritório para cães” experimental em uma de suas unidades em Kawasaki, cidade localizada perto de Tóquio.

Depois de muitos meses trabalhando em Home Office por conta da pandemia de Covid-19, uma das funcionárias, Yuka Hatagaki, de 30 anos, retornou a empresa de uma maneira diferente: ao lado de Noel, um cãozinho originário do cruzamento de um poodle e um maltês, de cinco anos.

“A comunicação ficou muito mais difícil à medida que o trabalho remoto se tornou uma norma”, destacou a mulher em entrevista à Reuters.

No entanto, segundo ela, ter seu animal de estimação por perto é uma ótima forma de voltar a se comunicar com as pessoas, além de descontrair o ambiente.

Enquanto muitas empresas optaram por permanecer no trabalho remoto e, assim, chegar até a vender sua sede presidencial para economizar gastos, a Fujitsu fez com que seus contribuintes tivessem novas motivações para voltar ao trabalho presencial criando espaços especiais para os animais de estimação. 

A ideia experimental, que aparentemente vem dando certo, deve seguir até o fim do ano. No local, há estações de trabalho para três funcionários e espaço para até seis cães de cada vez. 

Somado a isso, há tapetes à prova de manchas e uma variedade de suprimentos e brinquedos para os bichinhos. 

“Desde a Covid-19, a vida profissional e as nossas vidas pessoais passaram por enormes mudanças. Estamos sempre pensando em que tipo de mudanças são necessárias”, disse Mitsuya Akamatsu, responsável pela estratégia de estilo de trabalho da Fujitsu. 
“Não podemos dizer se continuaremos com esse estilo de trabalhar ao lado de animais de estimação a longo prazo porque ainda é um teste, mas pessoalmente acho que seria bom vê-lo se espalhando por nossa sociedade”, acrescentou.

Assim como muitas pessoas, Mayumi Inoue também adotou um animal de estimação durante a pandemia. Para ela, trabalhar juntamente com seu Lulu da Pomerânia, de seis meses, chamado Toramaru é muito prazeroso.

“Comparado a estar em casa, seu cão pode se encontrar com seus amigos cães e com as pessoas, então há um bom incentivo para eles também”, lembrou Inoue.

Pet friendly 

Se engana quem acha que exemplos assim não são encontrados aqui no Brasil, pois com a pandemia a empresa Nestlé permitiu que os pets fossem levados ao trabalho.

Em maio, a instituição alimentícia criou o projeto Pets at Work em seu escritório no Brasil. Além disso, o país foi o primeiro da América Latina a implementar a iniciativa que já existia nos Estados Unidos. 

Outro exemplo de sucesso é o Grupo Mars que aderiu a política de pet friendly há mais de dez anos.

As empresas argumentam que há muitas vantagens em permitir a companhia dos animais no expediente de trabalho. 

Entre os principais benefícios estão a redução do estresse, o aumento da produtividade, um ambiente de trabalho mais leve e aumento da interação entre colegas.

Veja também este vídeo:

Cachorro faz Pépe Bonner passar nervoso no Jornalzinho Amo Meu Pet e mais notícias de bichinhos