Após protetor da causa animal falecer, policial faz apelo emocionante: '60 cães precisão de ajuda'

Por
em Notícias

Invisível para o resto da sociedade. É assim, que o policial militar Alan Di Carlo, que vive em Curitiba, no Paraná, descreve um senhor chamado Cláudio. Cláudio, como conta Di Carlo, era um homem muito simples, que vivia em condições de pobreza, mas de um coração enorme capaz de cuidar e amar os 60 cães que viviam em sua casa.

A preocupação com o bem-estar animal fez parte da vida de seu Cláudio, que mesmo com poucas condições, não mediu esforços para tentar resgatar os animais do abandono, da fome e de uma vida indigna.

O voluntário, apesar de contar com ajudas e doações, inclusive do policial militar, enfrentava muitas dificuldades.

Envolvido na causa animal há cerca de 15 anos, o policial militar conheceu o protetor em 2020 e começou a realizar ações para arrecadar rações para os cães que ele cuidava. O policial conta que o homem era mais reservado, mas mesmo assim conseguiu criar um laço muito forte com ele.

Porém, tudo mudou no último dia 3 de outubro, dia que o senhor Cláudio acabou falecendo. Em seu perfil no Facebook, Di Carlo lamentou a precoce partida do homem que mesmo com tão pouco, tanto fez por animais carentes.

“A causa animal. A proteção animal. Estamos em luto. Ontem cada um de nós morreu um pouco. Ainda sem acreditar. Ontem o senhor Cláudio nos deixou. Tirou sua vida. Provavelmente foi a única saída que achou para sair de uma vida tão sofrida. Sr Cláudio era a representação perfeita do atual protetor de animais. Um senhor pobre, com muitos animais, sem ajuda do Poder Público e sem ajuda da iniciativa privada. Invisível para o resto da sociedade. Como manter sozinho 60 animais? Sem salário, sem perspectiva, sem perder a saúde física e sem perder a saúde mental. Impossível imaginar a angústia que essa rotina proporcionava para ele. Somente preocupações, a todo instante. Uma guerra diária para conseguir se alimentar e alimentar seus animais. Quantos senhores Cláudios temos por aí? Vários. Muitos amigos protetores estão na mesma situação. Cheios de dívidas, lotados de animais, esgotados fisicamente, esgotados mentalmente e cansados de se humilhar pedindo ajuda, dia após dia. Uma hora a vida vai cobrar por essa rotina insana, e vai ser um preço alto”, descreveu o soldado ao lado de uma foto com Cláudio.

Além de expressar toda a sua tristeza com o fato, o policial fez um apelo às pessoas, para que elas não ignorem o trabalho realizado pelos protetores de animais, mas que prestem toda a ajuda possível.

“Os protetores estão doentes. Estamos à beira do caos. Mas pelo senhor Cláudio e por seus animais, não podemos desistir. É uma guerra injustiça, mas alguém tem que lutar. Precisamos que a sociedade faça parte dessa batalha. Ajude um protetor, ajude um animal, apenas ajude. Lamento por não ter conseguido fazer mais para ajudar o senhor. Descanse em Paz, meu amigo. Juntos Somos Mais Fortes.”

Neste momento, os animais permanecem na casa, agora sob os cuidados da esposa do seu Cláudio. Momento esse que as doações se tornam ainda mais necessárias. Para não deixar a viúva e os animais desassistidos, Di Carlo conta que está sendo feita uma mobilização para realizar melhorias no próprio local, para que os animais, que não tem para onde ir neste momento, vivam em melhores condições. Além disso, a prefeitura municipal se comprometeu em custear a castração de todos os cães.

“A gente não gosta nem de pedir dinheiro, a intenção é pedir colaboração com os materiais para as melhorias estruturais e ração para os cães. Mas, como tem pessoas de longe que querem ajudar eu estou disponibilizando um Pix para quem quiser contribuir com valores.”

Quem quiser contribuir com algum valor pode fazer um Pix através da chave celular 41999837064 ou pode entrar diretamente em contato com Di Carlo através do seu Instagram: @soldado.dicarlo