Comedouro para cachorro: saiba como escolher o modelo perfeito para o seu pet

Por Redação Amo Meu PET
em Dicas

Entre os acessórios pet, o comedouro para cachorro é o que tem ganhado maior variedade. Isso porque há tempos ele não é mais somente um recipiente para a alimentação do pet, mas também uma forma de cuidar da sua saúde.

Assim, cada tipo de comedouro para cachorro responde a uma demanda dele. Os mais altos, por exemplo, são essenciais para que os pets não fiquem sempre curvados ao comer, para que eles tenham uma alimentação mais tranquila e sem perigos de engasgo.

Fora isso, é importante se atentar separando um espaço especial para as refeições do seu cachorro. Mas para te ajudar a entender melhor o que cada comedouro para cachorro oferece de benefícios, separamos algumas dicas e informações nesse conteúdo. Confira!

Por que é importante ter um comedouro para cachorro?

Além de ter um item específico para se alimentar, o comedouro para cachorro é um dos objetos que ajudam a criar um ambiente apropriado, em que o pet entende que é feito apenas para que ele se alimente.

Contudo, é preciso cuidar para que o pet tenha o melhor modelo à sua disposição. Se ele for grande, por exemplo, observe se ele precisa se inclinar para comer em um comedouro tradicional. Isso porque esse movimento pode prejudicar até mesmo a sua digestão.

Os pequenininhos também não fogem dessa regra, e precisam de alturas apropriadas para se alimentar e beber água. Assim, na hora da alimentação, cada detalhe importa, e o comedouro pode ser um estimulante para ansiedade ou mesmo um tratamento contra ela.

De toda forma, é importante ter um ambiente em que ele se sinta seguro e tranquilo para poder se alimentar. Isso pelo motivo de que cachorros ficam em estado de vulnerabilidade nesses momentos, e ao menor sinal de ataque, largam imediatamente o que estão fazendo.

Como esse é um instinto que permanece ainda nos dias de hoje, prepare bem o local que seu cachorro em que ele consiga fazer isso sem nenhuma interrupção. Nesse sentido, deixe-o confortável, e sempre com água fresca e limpa. L

Por fim, lembre-se também que o olfato dos cachorros é muito apurado e que eles precisam de um lugar afastado de onde fazem as suas necessidades para poder se alimentar bem.

Percebeu como escolher bem um comedouro para cachorro também é cuidar da saúde do seu animal de estimação? Então veja a seguir como não errar na escolha.

Afinal, como escolher o comedouro para cachorro ideal?

Como visto, adaptar um ambiente e escolher um bom comedouro para cachorro é essencial para deixar seu pet mais feliz. Agora chegou a hora de conhecer diversos comedouros e as suas características para escolher o melhor para o seu animal de estimação.

Confira:

Comedouro de aço inox

O comedouro para cachorro de aço inox pode ser confundido com o de alumínio e isso pode ser prejudicial à saúde do seu cão.

Enquanto o objeto feito em aço inox não tem nenhuma restrição e pode ser uma ótima opção para manter a água e a comida fresca, o de alumínio pode soltar substâncias nocivas, e quando arranhado, se torna fonte de bactérias perigosas.

Esse é considerado, por muitos especialistas, o melhor material para objetos destinados à alimentação dos pets. Isso porque eles não arranham, são fáceis de higienizar e ficam ótimos em qualquer ambiente.

Comedouro para cachorro elevado

O comedouro para cachorro elevado é aquele que além do pote, tem um suporte que o coloca bem acima do chão. Esse é um comedouro essencial para que os cães fiquem mais confortáveis, sem grande curvatura na hora de se alimentar.

Quem tem cachorros grandes precisa criar essas adaptações. Nesse sentido, vale a pena investir nessa opção se o seu pet tive porte grande.

Comedouro para cachorro de cerâmica

Sabe aquela água fresquinha sempre? É possível com um pote de cerâmica. Assim como o pote de aço inox, o de cerâmica também é fácil de ser higienizado e não produz nenhum risco à saúde do animal.

A única observação que pode ser feita é que essa não é a mlehor opção para pets que gostam de arrastar o pote, já que ele pode se partir e criar ferimentos, caso seja jogado. Em qualquer outro caso, ele é uma ótima solução para a alimentação do pet!

Comedouro para cachorro com dispenser

O comedouro para cachorro com dispenser é aquele que vem com uma parte extra para que a cada vez que o pet se alimentar, mais comida seja liberada. Ele tem um ambiente de armazenamento de ração e serve para alimentação constante.

De toda forma, ele é especialmente indicado para tutores que precisam ficar muitas horas longe do pet.

Comedouro para cachorro automático

O comedouro para cachorro automático funciona como o de dispenser, mas nesse caso a comida é liberada nos horários que o dono programa o comedouro. É uma maneira de facilitar o controle de alimentação dos cachorros, mesmo que se esteja a distância.

Comedouro lento para cachorro

Muitos cães com ansiedade tendem a descontar a sua energia na hora de se alimentar e isso pode gerar até mesmo engasgos severos. Contudo, para ajudar o seu pet a se alimentar com cuidado e corretamente, existe o comedouro lento para cachorro.

Esse pote tem uma espécie de labirinto no seu interior, onde a comida se espalhada fazendo com que seja necessário um esforço a mais. Assim, o cão aprende a se alimentar de forma mais lenta, já que é um comedouro que ajuda no adestramento do cachorro.

Comedouro para cachorro tradicional

Por mais que ele seja um clássico, o comedouro para cachorro tradicional pode estar associado a muitos problemas de saúde dos pets.

Por isso, na hora de escolher um desse tipo, prefira sempre os de boa procedência, que tenham qualidade como garantia, e não de plásticos que podem liberar toxinas.

Conclusão

Ter um pet envolve muito mais do que só amor e carinho. É preciso uma boa dose de dedicação para que eles possam desfrutar do melhor da vida que têm.

Assim, escolher um comedouro para cachorro adequado proporciona maior bem estar na hora que os pets mais amam, a de se alimentar.

De toda forma, não se esqueça de proporcoinar um ambiente seguro e agradável nesse momento é fundamental. Então, escolha bem o tipo de pote que seu cachorro precisa, observe seu comportamento e opte sempre por itens de qualidade e confiança.

Redação Amo Meu PET