Protetoras salvam mais de 40 coelhos que viviam em situação insalubre em SP

Os animaizinhos estão recebendo tratamento veterinário e a comunidade pode ajudar oferecendo lar temporário, doações e/ou divulgações

Por
em Notícias

Mais de 40 coelhos foram resgatados de um terreno público no bairro Saúde, em São Paulo, a partir do dia 20 de outubro. Os animaizinhos viviam em um ambiente de total abandono, sem comida adequada, água e cuidados necessários para sua sobrevivência.

O homem que deveria cuidar dos animais, deixava-os à dura sorte e depois os recolhia para comer. Tudo mudou quando uma vizinha fez uma denúncia e pediu ajuda às protetoras locais.

Professora e apaixonada por coelhinhos, Joanna Carolina Guarita Douat e sua amiga Mariana Orimoto Cinta, receberam um pedido de socorro para uma família gigante de coelhos, entre eles, muitas fêmeas estavam grávidas e muitos filhotes desnutridos.

“Recebemos a denúncia que no terreno havia um monte de galinhas, criação de abelhas e os coelhos. Tudo que eles comiam era atirado no chão e era necessário dividir os legumes e verduras entre todos”, conta Joanna.

Muitas pessoas receberam pedido de ajuda, mas a situação era muito desafiadora e precisava de muita coragem para resgatar todos os animais.

“Eu disse 'vamos lá resgatar eles'. Damos um jeito, buscamos eles e vamos fazer um movimento de ajuda! Nisso muitas pessoas começaram a divulgar, se disponibilizaram como lar temporário e fomos resgata-los”, relembra ela.

No começo, o homem que cuidava dos animais não estava contente com a situação, mas quando as protetoras avisaram ele que os coelhos poderiam estar doentes e o solo do terreno tóxico - podendo deixar ele também doente - a situação mudou.

“Ele começou a nos avisar quando pegava um coelhinho para nós buscar”, explica.

Foram mais de 40 coelhos resgatados, 17 adultos, 23 filhotes, além dos bebês que estão nascendo das coelhas grávidas. Joanna conta que cada coelho resgatado é levado em consulta ao veterinário, recebe tratamentos adequados, até poder ser castrado e ser encaminhado a um lar definitivo.

Mas para tudo isso acontecer, é necessário que as pessoas ajudem com doações, por isso, foi criado um perfil no Instagram - @resgate.coelhosdasaude - para centralizar as informações e prestar contas do que foi doado.

Local onde os coelhos foram encontrados:

Como ajudar

Para ajudar o resgate da Saúde, você pode oferecer lar temporário, ajudar divulgando o perfil para mais pessoas conhecerem ou fazer uma doação na conta criada para arrecadar fundos (pix: resgatedasaude@gmail.com).

Você também pode doar tapetes higiênicos, granulado de madeira, ração para coelhos e feno.

Entre em contato com as protetoras através do perfil @resgate.coelhosdasaude.

Turma do Lego

Joanna é conhecida por ser lar temporário e ajudar diversos coelhos a terem um final feliz, além disso, em casa ela cuida de quatro orelhudos que foram resgatados. Os casais Lego e Pitaya e Bruce e Pollén.

Acompanhe as aventuras dessa família de orelhudos aqui.

Assista também:

O caso do cão LADRÃO DE PELÚCIA e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet, o petjornal com memes

Redatora.