Filhote de gorila rejeitado pela mãe se recupera após receber cuidados de tratador

Por
em Notícias

Mesmo tão pequeno, o bebê gorila chamado Kaius já pode ser considerado um vitorioso. Nascido no mês passado em um zoológico em Mogo, na Austrália, Kaius só está vivo graças ao cuidado recebido pelo tratador chefe do local. Isso porque, o jovem primata teve um nascimento traumático.

A mãe gorila, chamada Kipenzi, estava pronta para realizar uma cirurgia para remover a placenta após o nascimento do filhote, mas o pai de Kaius, Kisane, acabou o levando embora por razões desconhecidas.

Muito frágil, o filhote que carecia de cuidados maternos e específicos, acabou desenvolvendo pneumonia por sepse. Após 14 horas de buscas pelo filhote, a equipe do zoológico finalmente encontrou e conseguiu resgatar Kaius.

Na ocasião, médicos, enfermeiros e veterinários da região se deslocaram imediatamente para o Mogo Wildlife Park para ajudar Kaius, que desde então se encontrava em condição estável. Mas, após o seu resgate, a mãe de Kaius acabou o rejeitando.

Vendo a situação delicada que o filhote se encontrava, o tratador Chad Staples sabia que precisava dar atenção especial a ele e decidiu criar o bebê gorila após a 'noite mais difícil' do seu nascimento traumático.

Desde então, Chad Staples, junto com a equipe do zoológico, cuida do bebê gorila desde que sua mãe o deixou.

“Na primeira noite que cuidei ele, quando todos os profissionais de saúde o trataram e foram embora, todos sabíamos que havia uma grande chance de ele não resistir durante a noite”, disse Chad ao The Sunday Telegraph.

O tratador-chefe sabia que não havia mais nada que pudesse ser feito pelo filhote, então decidiu fazer aquilo que estava ao seu alcance, que era dar amor e muito carinho ao Kaius.

“Todo mundo atribui isso ao contato pele a pele e da conexão emocional. O que baixou o ritmo cardíaco dele e o que estabilizou sua respiração foi aquele contato dele no meu peito, ouvindo meu batimento cardíaco”, destacou Chad.

Apesar das reações positivas demonstradas por Kaius, nos dias seguintes, houve momentos que o tratador disse ter temido pela sua vida. Mas Chad e toda a equipe estavam dispostos a lutarem pela vida do bebê primata. E é claro que toda essa dedicação não foi em vão.

“Nosso lindo garotinho está dando seus próprios pequenos passos à frente. Ainda tomando todos os remédios, mas com tanto brilho nos olhos que nos dá esperança”, contou o tratador.

Cerca de uma semana depois do início do tratamento de Kaius, devido a sua recuperação, finalmente foi possível remover seus tubos de alimentação, de oxigênio e retirá-lo da medicação.

Apesar da recuperação, Kaius segue em observação, recebendo todo o suporte necessário pelo tratador e pela equipe, e o mais importante de tudo, os cuidados emocionais.

“O pequeno Kaius se tornou meu foco absoluto nas últimas 3 semanas. Ele é um bebezinho agora, mas quero vê-lo como um belo e forte gorila no futuro, com seu próprio grupo familiar para cuidar”, disse Chad em uma atualização recente.

Assista também este vídeo:

Pépe Bonner noticia o caso das crianças que brincaram de tourada com cão de rua E MAIS notícias fofas no Jornalzinho Amo Meu Pet