Jaguatirica albina é encontrada pela primeira vez na Colômbia quando ainda filhote

A felina foi encontrada na zona rural de Amalfi pesando apenas 440 gramas

Por
em Mundo Animal

No mês de dezembro, um fato curioso foi publicado por um portal de notícias chamado News. A notícia trata do primeiro caso de uma jaguatirica albina encontrada na Colômbia, depois de testes genéticos terem sido feitos no animal de pelagem branca e olhos vermelhos.

A jaguatirica foi encontrada quando ainda era filhote e pesava apenas 440 gramas, na zona rural de Amalfi. Porém, inicialmente, pensou-se ser um puma jaguarundi.

Quando realizados testes genéticos no animal, o Parque de Conservação de Medellín concluiu que se tratava de um lepardus pardalis, uma espécie nativa de jaguatirica encontrada em boa parte de toda a América.

Na fase adulta, esses felinos costumam medir entre 55 e 100 centímetros, chegando a viver entre sete e dez anos.

“É o terceiro maior felino que temos na Colômbia depois da onça e do puma”, disse o diretor do parque, Jorge Aubad.
“Até agora, este é o primeiro caso conhecido no mundo de um albino leopardus pardalis, uma jaguatirica”, acrescentou ele

Jorge contou que a felina sofria de múltiplas doenças e havia passado por muitos tratamentos no ano passado.

Além disso, o fato de ser cega a deixava incapaz de se camuflar, logo, a jaguatirica não seria capaz de sobreviver em seu habitat natural.

“Nós estamos orgulhosos de ter este felino em Medellín, o único registrado no mundo”, frisa Aubad.

As autoridades do parque afirmam que a jaguatirica é classificada como um adulto saudável pesando 12,8 quilos.

Hoje em dia, a felina segue uma dieta de 700 gramas de carne vermelha e frango, vivendo em um recinto adaptado com pequenos lagos para protegê-la de afogamentos.

Jaguatirica

Conforme frisa o site Mundo Ecologia, a jaguatirica é considerada um felino de médio-porte, podendo viver em diversos tipos de habitats desde que haja comida para se manterem.

Entre alguns desses habitats propícios para eles estão: florestas tropicais, cerrados, savanas, pantanais, florestas densas e encostas montanhosas.

Quando se trata de características físicas, os machos geralmente costumam ser bem maiores que as fêmeas. A cauda desses animais pode variar entre 24 e 45 centímetros.

A coloração de uma jaguatirica nunca é padronizada, pois algumas subespécies que vivem em habitats diferentes possuem manchas, cores e pintas diferentes umas das outras.

Um dos fatores que mais diferenciam a jaguatirica dos demais felinos que pertencem ao porte médio é o fato de suas patas serem mais largas do que as outras.

Em países da América do Sul, a jaguatirica é conhecida como “manigordo”, o que significa que elas possuem “mãos-gordas”.

Para caçar, a jaguatirica costuma usar o período da noite e ambientes cobertos de vegetação, visto que são facilmente detectadas devido à suas manchas.

Veja também este vídeo do nosso apresentador Pépe Bonner:

Cão salsicha tenta incriminar vizinha e mais notícias no 1º Jornalzinho Amo Meu Pet de 2023

Redatora.