Ilusão de ótica ou é real? Entenda caso do tamanduá de 'duas cabeças' que viralizou

Por
em Mundo Animal

Um vídeo publicado no Twitter de um tamanduá com duas cabeças chocou a web. Desde que foi publicado, em 29 de janeiro, o assunto se tornou viral na rede social. Até o momento, as imagens foram vistas mais de 33 milhões de vezes e mostram o animal exótico comendo insetos em um tronco.

Tudo começou quando o perfil @buitengebieden publicou o vídeo do tamanduá no Franklin Park Zoo, em Boston, nos EUA. No início parece ser apenas um vídeo de um animal no zoológico, até que ele se movimenta e surge uma segunda cabeça ajudando-o a se alimentar.

Os internautas começaram a questionar a justificativa da segunda cabeça: seria uma anomalia genética, ilusão de ótica ou edição de imagem?

Assista e tente entender do que se trata, mas já aviso, talvez você precise assistir algumas vezes e ainda assim não vai entender:

Felizmente, uma usuária chamada @contranymic1 desvendou o mistério. “Os tamanduás-bandeira têm garras dianteiras gigantes e aterrorizantes que parecem a cabeça de uma criatura diferente e eu sinto que talvez devêssemos ter falado mais sobre isso?”, escreveu.

Junto do comentário ela publicou uma imagem que comprova sua teoria, ao contrário do seu corpo, as penas dos tamanduás-bandeira são brancas com faixas pretas. Além disso, tudo isso acompanhado de pelo muito fofo, o que faz efeito nas patas parecerem os olhos e o nariz.

Nos comentários, os usuários contaram sua reação ao ver as cenas e depois compreender do que realmente se tratava: "Ohhh, ele tem um pé branco. Ilusão de óptica. Levei séculos para descobrir", comentou um.

Já outros agradeceram os comentários que explicaram a cena: “Graças a Deus pelos comentários entendi!! Nunca teria descoberto de outra forma”, desabafou outro.

Mas e você, demorou para entender do que se tratava a segunda cabeça? Conte para gente nos comentários!

Curiosidades

Mamífero nativo da América, o tamanduá-bandeira recebeu esse nome por sua cauda ter a forma de uma bandeira. Com grande porte, na fase adulta eles podem pesar de 20kg a 60kg e medir até 130cm - fora a cauda.

Eles se alimentam de pequenos insetos, por exemplo, formigas, cupins, larvas, centopeias, vermes e chegam a comer até 35 mil ao dia.

Apesar de parecerem fofinhos e simpáticos, os tamanduás são conhecidos por atacar seus adversários através de um abraço. Ao abrir os braços ele crava suas imensas garras nas costas, por isso, nunca abrace um tamanduá.

Uma notícia triste é que a espécie sofre risco de extinção. Nos últimos anos, os animais perderam seu habitat natural por conta do desmatamento, sofrem com a caça ilegal e os incêndios nas florestas. Todos esses fatores são determinantes para o aumento do risco de desaparecimento dos tamanduás.

Veja também este vídeo do nosso canal:

Pépe Bonner traz as notícias mais engraçadas e fofas sobre pets no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.