Em história comovente, shih-tzu ajuda criança a cuidar de mãe com doença rara

Por
em Cães

A nossa leitora Flaviana Alves da Silva, que reside na Zona Sul de São Paulo, possui uma doença rara que compromete sua coordenação motora. Sua filha, Maria Eduarda, de 12 anos, e Beethoven, seu cachorro da raça shih-tzu, lhe ajudam em muitas tarefas como, por exemplo, sentar.

Em entrevista ao Amo Meu Pet, Flaviana contou que vive com seu marido William, 36, e seus filhos: Heitor e Maria Eduarda. Beethoven chegou na família em outubro de 2021, pois Heitor, 5, tem autismo e o casal acreditou que a companhia de um cão ajudaria o menino a se entreter.

Os pais estavam mais do que certos! Segundo informou o portal de notícias Dogs For Good, pesquisas da Universidade de Lincoln afirmam que crianças com autismos sofrem menos crises na companhia de um cão. Além disso, pets aumentam o nível de confiança e comunicação na infância, bem como auxiliam diminuindo a ansiedade.

Beethoven tem um importante papel na vida de Heitor e de toda a família também!

Flaviana tem ataxia, uma doença rara genética hereditária e progressiva que não tem cura — ela herdou de seu pai —, só que graças ao amor de sua família e o empenho de sua filha e de Beethoven, os dias são menos sombrosos.

A paulistana descobriu a doença aos 25 anos, quando percebeu estar com um pouco de desequilíbrio para andar. Então procurou ajuda de um médico neurologista. Em 2019, recebeu o disgnóstico da doença.

Agora, Beethoven ajuda a cuidar de Heitor e Flaviana.

"Tenho ataxia, uma doença rara que compromete a coordenação motora. É minha filha Maria Eduarda de 12 anos que trás meu café da manhã, ela me puxa por uma perna pra me ajudar a sentar. O meu pet Beethoven de 1 ano que ajuda ela me puxando pela outra perna", contou.

Em um vídeo é possível ver os dois em ação. Maria Eduarda delicadamente puxa a mãe por uma perna. Já o cãozinho fica atento, na beirada da cama e quando avista a outra perna de Flaviana começa a pular nela, como se estivesse ajudando a puxá-la. Veja:

E quando não está ajudando, aproveita uma caroninha na cadeira de rodas. Ele senta no colo da tutora para dar umas voltas. Uma fofura! Confira:

Flaviana finaliza a entrevista declarando: “O meu Beethoven trouxe alegria para minha família, ele é um anjo sem asas"!

Se você tem uma história engraçada, curiosa ou emocionante sobre o seu bichinho, envie para nós no link abaixo! Seu pet pode virar matéria aqui no Amo Meu Pet, o site mais fofo do Brasil!

Enviar história do meu pet

Veja também este vídeo:

6 cachorros que já aprontaram em creches para pets

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube