Médica veterinária revela como identificar 17 sinais de dor em gatos

Por
em Gatos

Muitas vezes os tutores ficam em dúvida sobre o que seu amado gatinho está sentindo, se ele sente dor, desconforto, se está entediado ou o que demais se passa. Os felinos são conhecidos por esconderem suas expressões, e por isso, a médica veterinária, especialista em psiquiatria felina, Larissa Rincos, elencou 17 sinais que podem indicar que seu pet está com dor.

Conforme Larissa, ela recebe diversas perguntas relacionadas à dor dos gatos, como identificar se é intensa, como ela é ou onde é.

“Primeiro de tudo, parece que é uma coisa super óbvia, mas talvez não seja tanto assim. Dor é uma emoção, é uma sensação, é algo que o gato sente e não é positivo. Toda emoção gera comportamentos. Então, toda vez que o gato sente algo, isso vai mudar o comportamento dele, podendo surgir comportamentos negativos, seja pro gato ou pros outros que estão em volta dele”, explica.

Além disso, a veterinária aponta que muitas pessoas erram ao achar que o gato demonstrará claramente que está com dor, miando, mancando, chorando, ou apresentando comportamentos parecidos com os dos humanos.

“A dor é uma sensação interna individual daquele gato e ele naturalmente vai tender a disfarçar o que sente e que está doente”, comenta.

Mas, antes de elencar os sinais, a veterinária ressalta que a combinação de diferentes comportamentos podem indicar dor.

“Quando eu falo aqui que esses comportamentos podem indicar dor, eu também não estou dizendo que esses comportamentos somente significam dor e que nunca quando o gato fizer isso pode significar outra coisa”, pontua.

Confira:

1. Comportamento incomum

Atitudes diferentes, mudança de hábitos, pequenas coisas que seu gato não costumava fazer.

2. Poupar um membro

Evitar pisar ou movimentar algum dos seus membros ou mudar a forma de se movimentar.

3. Lamber-se em excesso

Passar uma porção de tempo lambendo algum local do corpo.

4. Induzir vômitos

Náusea ou forçar o vômito sem motivo aparente.

5. Posição de esfinge

Caso você perceba que passaram vários dias e o gato segue nessa posição, não deitou mais de lado, ou se esticou, alguma coisa pode não estar legal.

6. Se esconder

O gato pode se esconder por vários motivos: medo, calor, susto, mas principalmente por dor.

7. Expressão facial

Mudança na expressão, contrair ao mesmo tempo: olhos, focinho, vibrissas e testa podem ser um sinal de alerta.

8. Vibrissas para frente

Quando a vibrissa fica para frente é um sinal que o famoso bigodinho do gato foi contraído. Assim como nós, humanos, o gato pode fazer uma espécie de ‘bico’ ao sentir dor.

9. Orelhas contraídas

Orelhas para trás ou para o lado são um sinal que estão contraídas e que há um problema. Sem dor, elas ficam em pé, relaxadas.

10. Corpo curvado

Costas curvadas tanto para ficar deitado ou caminhar são um sinal de contração, que é normalmente feito para proteger e relaxar a área dolorosa.

11. Rabo contraído

Rabo juntinho do corpo e para baixo, também pode significar dor ou várias outras coisas.

12. Miar ao toque

Miar de forma diferente quando ganha carinho em alguma parte do corpo é um grande indicativo de dor.

13. Agressividade

Morder, rosnar e sibilar com a aproximação ao toque.

14. Redução no apetite

Reduzir ou parar de comer como normalmente fazia.

15. Diminuir a movimentação

Caminhar mais devagar, brincar ou correr menos, poupar os movimentos no geral.

16. Não se limpar mais

Deixar de limpar, ou lamber-se como costumamos conhecer como o banho de gato.

17. Sono excessivo

Passar a dormir mais do que o costume por dias seguidos.

Identificados os sinais, o que fazer?

Larissa ressalta que, caso sejam identificados um ou mais sinais, é essencial procurar o veterinário. “Identificar é o primeiro passo, mas é preciso consultar com o veterinário para diagnosticar o que causa dor no gato e começar o tratamento. Todo esse conhecimento é para o gato não sofrer, não sentir dor em silêncio e ser feliz ao lado do seu tutor”, finaliza.

Assista o vídeo em que Larissa cita na íntegra os sinais:

Cursos

Larissa disponibiliza cursos online para facilitar a vida dos gatos e de seus tutores. Atualmente ela oferece três aulas gratuitas com o tema: “Gato Feliz: aprenda tudo que você pode fazer pelo seu gato para ele ser muito feliz!”. O intensivo ocorre de 27 de fevereiro a 3 de março.

Quer se inscrever ou conferir outros cursos oferecidos por ela? Confira aqui!

Redatora.