Tutor de capivara multado pelo Ibama recebe apoio de influencers da causa animal

Por
em Notícias

Agenor Tupinambá, um jovem de 23 anos, que ficou conhecido por compartilhar seu vínculo com os bichos, em especial uma capivara, foi denunciado e multado pelo Ibama na terça-feira (18). Revoltados com o ocorrido, diversos apoiadores da causa animal se uniram em defesa do rapaz.

Morando em uma fazenda em Autazes, interior do Amazonas, Agenor dividia com milhões de pessoas do Brasil e do mundo sua forma simples de viver a vida.

No entanto, seu modo de tratar os animais silvestres não foi interpretado de forma positiva pelo Ibama, por isso, Agenor foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.

Além da multa de mais de R$ 17 mil, ele recebeu uma notificação para apagar todas as publicações com os animais e entregar "Filó" e a papagaio "Rosa".

Em uma nota publicada em seu perfil no Instagram, Agenor declarou seu amor por viver no ‘mato’ e sua paixão pelos animais. Ainda aponta que jamais imaginou que a fama na internet colocaria em xeque seus valores.

“Eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida", escreveu.

Agenor também compartilhou um vídeo em que aparece muito emocionado com tudo que está acontecendo. Rapidamente, o jovem recebeu mensagens de apoio de diversas pessoas, entre famosos, políticos e defensores da causa animal.

Entre eles, o deputado federal, Felipe Becari, o qual inclusive discursou na câmara defendendo Agenor.

“Tanta gente que comete crime e não é punido. Quiseram te pegar como exemplo. Eu trabalho com a causa animal, questiono tudo e todos e penso nos prós e contras das atitudes, principalmente pelas consequências que ela pode gerar e te digo, politicagem absurda”, escreveu ele.

A atriz Gi Lancellotti também prestou apoio ao tiktoker: “Você tem meu apoio!!!!! @ibamagov kd essas multas, notificações e punições para coisas SÉRIAS que deveriam realmente ter a atenção de vocês????”, comentou.

Mais tarde, a atriz complementou afirmando: "@ibamagov não me surpreende em nada essa atitude. Pelo contrário, quem acompanha a causa animal está acostumado em esperar o pior de vocês muitas vezes, infelizmente”, desabafou.

A influenciadora Maira Charken foi outra que declarou apoio: “Estou contigo!! Filó te escolheu!! Que absurda essa decisão do @ibamagov! Reveja esse caso e deixem o Agenor continuar o seu trabalho lindo em paz!”, escreveu.

Veja mais alguns perfis que apoiaram Agenor:

O que diz o Ibama

Em nota divulgada para a imprensa, o Ibama salientou que animais silvestres não são pets e, por mais que as pessoas queiram cuidar, eles não são como cães e gatos.

"É importante salientar que além de ser crime manter animais silvestres irregularmente, a exposição de espécimes silvestres como pets em redes sociais, estimula a procura por esses animais, aquecendo o tráfico de espécies da fauna brasileira”, informou.

Assista o vídeo:

Redatora.