Filhotes de animais selvagens estão aparecendo em quintais de casas; entenda

Por
em Mundo Animal

No Hemisfério Norte, a primavera está decorando as ruas das cidades com lindas flores desabrochando nos quintais das casas. E nessa época, principalmente entre final março e o início de abril, algumas espécies de animais estão procriando e as mamães estão buscando abrigo no pátio das residências.

Contudo, os animais que estão tomando os jardins não são beija-flores ou borboletas, e sim, filhotes de raposas vermelha. Esses pequenos estão garantindo sua estadia e segurança nos quintais suburbanos das cidades.

As mamães raposas sabem que predadores como ursos, coiotes e leões da montanha, estão a espreita de suas caças, por isso, buscam por lugares seguros para dar à luz.

Elas também procuram lugares longe da habitação humana, contudo, este ano parece que estas mamães decidiram arriscar a ter seus filhotes no quintal das casas humanas.

“Eu costumo dizer às pessoas: 'O inimigo do meu inimigo é meu amigo'”, disse um representante do Critter's Caretaker, um santuário de vida selvagem em Nova York, ao The Dodo. “O que significa que a raposa não quer fazer uma casa perto de nós, mas oferecemos segurança contra seu maior inimigo — o coiote.”

O representante do Critter's Caretaker escreveu em um post no Facebook que quando você se deparar com uma ninhada de raposa vermelha em sua casa não é para temer, e sim, os admirar em uma distância segura e permitir sua estadia.

“Por favor, ofereça-lhes uma estadia de curto prazo porque esta não é uma situação permanente. Se você tiver a sorte de ver como é bonita uma raposa adulta, ou testemunhar os filhotes brincando (à distância, é claro), ficará feliz por ter feito isso! Não é incomum que as raposas vermelhas mudem de toca várias vezes durante a temporada, então você pode não vê-las por muito tempo”, escreveu o representante.

Esses animais têm por costume se abrigar embaixo de varandas, galpões, celeiros ou na encosta de uma colina na tentativa de proteger sua família, por saber que se um dos predadores os encontrar acabará por matá-los.

As raposas só vivem em toca quando dão à luz, caso contrário não se abrigam perto de residências. Os filhotes não saem da toca até que tenham um mês de vida e provavelmente até setembro eles terão partido, pois estarão maiores.

“Se você vir uma raposa durante o dia, isso não significa que ela está com raiva. Uma mãe raposa trabalha incansavelmente para alimentar seus filhotes e, muitas vezes, sai durante o dia em busca de comida”.

O representante esclarece que as raposas são animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto de matéria vegetal como animal, geralmente se alimentando de bagas, gramíneas e pequenos roedores.

“Eles são solitários e preferem ficar sozinhos. Eles não querem caçar e comer seus filhos, acasalar com seu cachorro ou matar seu gato. Uma raposa só quer um lugar para criar sua família com segurança, por favor, permita que ela faça isso”, finalizou.

A raposa vermelha possui um habitat bastante variado, sendo encontrada principalmente na América do Norte, Europa e Ásia.

Assista também:

Esse gatinho abandonado na chuva não imaginava que sua história teria uma reviravolta

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube