Emocionante: gatas dão à luz com poucos dias de diferença e passam a criar os filhotes juntas

Por
em Gatos

A gestação, o parto e o puerpério são momentos desafiadores. Nós humanos, sabemos que contar com uma rede de apoio é muito importante para o descanso da nova mãe. No entanto, ao que parece uma duplinha de gatinhas mostrou que também sabia disso e decidiu dividir os cuidados de seus filhotes de forma mútua.

Aysha Clever, de Ohio, nos Estados Unidos, é a tutora amorosa de uma família de gatos. Há alguns dias, ela decidiu compartilhar em seu perfil no TikTok como a relação de amizade entre suas gatinhas permitiu que as duas compartilhassem a criação de seus filhotes.

Cheeto, a gata laranja teve três filhotes no dia 5 de agosto do ano passado. Millow, de coloração branca, deu à luz a três gatinhos no dia 20 de agosto. Insegura da reação de cada felina, a mulher contou que tentou deixá-las afastadas, porém, Cheeto percebeu que sua irmã ia dar à luz e quis estar junto neste momento.

“Cheeto deu à luz 3 lindos gatinhos. Infelizmente, um deles faleceu ao nascer. Duas semanas depois, Mellow teve sua própria ninhada e Cheeto estava mais do que disposta a ajudar”, contou Aysha em um vídeo do TikTok.

Além de estar por perto na hora do parto, Cheeto foi extremamente prestativa e lavou Millow e os três filhotes. No final, ela decidiu que era hora de deixar a irmã descansar e por isso, carregou cuidadosamente os bebês até sua própria ninhada para alimentá-los e cuidá-los.

“Eu não tinha certeza do que fazer no começo, mas tentei manter os gatinhos com suas mães biológicas. Até que comecei a confiar em seus instintos. Cheeto cuidou dos gatinhos enquanto Mellow descansou do trabalho de parto”, descreveu.

A gata laranja amamentou os cinco filhotes enquanto Mellow se recuperava do parto. Durante esse tempo, ela pode levantar, comer, brincar com outros gatos da casa e relaxar um pouco. Depois, a gata branca pegou os cinco gatos e cuidou da mesma forma para Cheeto.

A especialista em comportamento animal da Ruffle Snuffle, Sarah-Jane White, explicou que essa troca das gatas se chama coparentalidade e é muito comum em diferentes espécies. "Gatos que co-criam normalmente compartilham responsabilidades como limpar, alimentar e proteger os gatinhos", explicou.

Ao passar dos dias, as gatas ficavam no mesmo ambiente com os cinco gatinhos e dividiam todas as tarefas. Elas compartilhavam o momento do banho, amamentação, carinho, cuidado e muito amor.

Além disso, Aysha contou que as gatas engravidaram do mesmo gato, ou seja, todos os filhotes são do mesmo papai e que ele também ajuda em todas as tarefas na criação dos bebês! Ainda, ela decidiu ficar com todos os gatinhos, exceto uma branquinha que foi para sua mãe!

Fofinhas demais, gente!

Assista alguns vídeos em que a tutora mostra esses momentos:

Quer acompanhar Millow, Cheeto e seus filhotes? Siga o perfil da tutora, aqui!

Assista também:

O caso do gato que se 'converteu', o cachorro dublê de bebês e mais histórias de pets no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.