Robôs cuidam de gatos quando tutores precisam viajar e inovação gera polêmica

Por
em Dicas

Muito se fala sobre o gato ser um animal mais “independente”, mas a verdade é que os felinos também sentem a falta do dono, só demonstram em uma escala de euforia menor do que os cães.

Quem tem um felino como animal de estimação sabe que eles apreciam a companhia da família e não gostam de ficar sozinhos. Por isso, uma nova tendência surgiu no mercado. Às vezes os tutores têm compromissos e responsabilidades que não podem ser adiados ou cancelados, por isso surgiu a ideia de deixar robôs cuidando dos animais enquanto os donos estão fora de casa.

Nem todo mundo tem uma rede de apoio para pedir que algum amigo ou família dê uma olhadinha no seu animal de estimação enquanto está fora de casa e/ou da cidade. Um artigo publicado na Forbes trouxe ao conhecimento do público essa opção de “pet sitter”, para não deixar seu animal de estimação sozinho. Mesmo que seja uma viagem curta, o animal é incapaz de repor a ração e água no pote, bem como limpar a caixa de areia, por isso robôs podem ser um investimento a ser estudado.

O colunista da Revista, Anthony Karcz decidiu arriscar e comprou um robô. De acordo com informações da página on-line da Forbes, em primeiro lugar você precisa ter certeza de que tem espaço para o robô. “Quando a caixa chegou, eu não estava preparado para o quão gigantesco era. Certamente isso é principalmente embalagem. Eu estava errado”, escreveu na coluna. O Litter Robot- 4 é do desenvolvedor Whisker e chegou na residência de Anthony para “facilitar” a vida do colunista e seu gato de estimação chamado Loki. O robô é na verdade uma caixa de areia que faz a limpeza automática. Por enquanto a experiência tem sido positiva, às vezes acontece alguma falha, claro, como em todo equipamento tecnológico.

O gato se acostumou bem com a presença do robô que sabe calcular até o peso de Loki e está sempre disposto a tirar o lixo e limpar a caixa de areia após as necessidades do felino. Agora Anthony pode viajar sem se preocupar pois sabe que seu gato vai estar bem cuidado - na medida do possível - e que quando retornar de viagem não vai encontrar sua casa bagunçada e com muita sujeira.

O Litter Robot-4 foi adicionado à família de “robôs” do colunista, que já possui um robô aspirador também muito utilizado na casa de tutores de pet pois facilita muito a limpeza e a retirada dos pelos que ficam pela casa. Outra opção até mais barata para quem passa muito tempo fora de casa são os alimentadores automáticos, que despejam ração e água sozinhos de acordo com o tempo programado pelos tutores.

Veja o vídeo do robô em funcionamento:

O lançamento do robô levantou certa polêmica entre os internautas, pois alguns questionaram se com esse tipo de inovação os donos não dedicariam menos tempo aos animais de estimação, ficando cada vez mais tempo fora de casa.

O que você acha disso, você investiria em um robô e deixaria ele cuidando de sua casa e de seus animais de estimação enquanto você não está em casa?

Conta pra gente!

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.