Por que os gatos siameses mudam de cor?

Por
em Gatos

Geralmente os gatos siameses nascem branco, ou um tom próximo da cor de areia, e com o tempo eles mudam de cor, o pelo vai escurecendo, principalmente na região do rosto. Estudos também mostram que os gatos dessa raça só desenvolvem sua coloração distinta quando sua temperatura corporal cai abaixo de 33 °C. Isso mesmo, os gatinhos siameses mudam de acordo com sua temperatura.

Existe uma analogia que explica como acontece essa mudança. Para os humanos, mudar o tom da pele ocorre pegando um sol e se bronzeando, consequentemente ficará com o tom mais dourado, e para aqueles que já possuem bastante melanina a pele fica mais escura. Os gatinhos siameses são iguais e também mudam de cor quando ficam quentes ou frios..

Como isso acontece:

De acordo com o site pd.co.nz, os gatos siameses possuem uma enzima chamada tirosinase que só ativa abaixo de 33 °C.

Quando nascem, são cremosas ou brancas por causa das altas temperaturas no útero. À medida que se desenvolvem fora do útero e sua temperatura corporal flutua, eles começam a ficar com pelos mais escuros em seu nariz, orelhas, patas e caudas.

De novo, comparando ao corpo humano, quando em ambiente frio os primeiros membros a ficarem vermelhos e gelados são: dedos das mãos, nariz, bochechas e orelhas.

Ainda, o quão bronzeado um humano pode ficar vai depender da etnia, cor e quantidade de melanina passada através de geração.

A tirosinase é a enzima sensível ao calor responsável pela produção de melanina. A melanina está em todas as plantas e animais e ajuda a regular os raios UV nocivos e a produção de vitamina D.

A cor do seu cabelo, pele e olhos são todos resultados de quanta ou pouca melanina seu corpo produz.

Mas é importante ressaltar que a enzima sensível ao calor que faz com que os gatinhos siameses mudem de cor não afeta ou transforma a cor de sua pelagem, apenas altera a profundidade e intensidade dessa cor.

As tonalidades que compõem a raça siamês fazem parte do DNA do gato, que foi transmitido pela mãe e pai dos felinos.

Portanto, a cor da pelagem do gato siamês está ligada tanto a fatores genéticos quanto à temperatura corporal, o que resulta em uma aparência distintiva e uma mudança de cor à medida que eles crescem e se desenvolvem.

Problemas de saúde:

Assim como vários animais de raças específicas e principalmente de olhos claros, como o siamês que predomina o olho azul claro, essa categoria pode desenvolver alguns problemas de saúde durante a infância e também vida adulta.

As condições mais frequentes são:

  • Infecções pulmonares
  • Problemas gastrointestinais
  • Câncer (tumores mamários)

Claro que existem métodos de vida mais saudável a fim de evitar que seu gatinho siamês desenvolva essas doenças. Ainda de acordo com o artigo do site pd.co.nz, castrar o felino é um meio de evitar problemas futuros.

Apesar dos benefícios de menos gatos indesejados, a castração de gatas também é conhecida por reduzir o risco de tumores mamários (câncer de mama).

Castrar um gato antes do primeiro cio reduz esse risco em sete vezes. A castração em qualquer idade, além disso reduz o risco em 40% a 60%.

Pesquisas mostram que os gatos vivem vidas mais longas e saudáveis depois de castrados. Os gatos machos podem viver duas vezes mais do que os seus homólogos não castrados e as fêmeas vivem 62% mais.

A castração de gatos machos também elimina o risco de câncer testicular. E mesmo que os gatos machos sejam menos propensos a ter tumores mamários, a castração ainda reduz o risco.

Origem do siamês

Outra curiosidade sobre os siameses é que segundo uma lenda, eles eram bastante valorizados pelo rei de Sião (atual Tailândia), o gato siamês era utilizado como vigia nos palácios.

O imperador contava com o bichano posicionado em colunas ao lado do trono dele. Assim, quando alguma pessoa ameaçasse o monarca, o gato pularia em cima dela para imobilizá-lo.

Sendo assim, o gato siamês era protegido por diferentes membros da realeza de Sião. Isso porque muitos acreditavam nas lendas sobre o elegante felino ser capaz de herdar suas almas. Além disso, também confiavam no pet para proteger as joias das princesas do reino.

Não se tem certeza sobre a origem dessa raça, mas sabe-se que eram cultuados durante a monarquia do Rei Sião, que no século 19, enviou ao consulado inglês em Bangkok o casal de bichanos Pho e Mia.

Os filhotes desses siameses foram importados para a Inglaterra em 1884, além de também terem ido para o Norte da Grã-Bretanha, França e Japão.

E após a 2ª Guerra Mundial, os gatos se popularizaram no mundo todo como conhecemos atualmente. Muito legal, não é mesmo?

Conta pra gente se você já sabia da história dos siameses.

Veja também:

Ela cuidou de um filhote por 2 meses achando ser um cachorro, MAS NÃO ERA!

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.