Filhote condor que perdeu sua mamãe ganha novo amigo para ajudá-lo a se recuperar; vídeo

Por
em Proteção Animal

Mesmo antes de sair do ovo, um condor ficou órfão e não pode contar com a proteção de sua amada mãe. Para salvar a pequena ave, ela foi removida do ninho e um grupo de protetores encontrou uma maneira simples e rápida para mantê-la protegida.

Contaminada com a gripe aviária altamente patogênica (IAAP), uma mamãe condor não pode ver seu filhote sair do ovo.

Mesmo doente, ela protegia seu bebê e o mantinha aquecido em seu ninho, no entanto, ela partiu antes de vê-lo dar seu primeiro suspiro fora da casca.

O pai do bebê condor continuou protegendo o ovo, mas voluntários que acompanhavam a situação de perto, estavam preocupados com a saúde do pássaro. O ninho da pequena ave estava contaminado com gripe aviária, o que era um risco para ela.

Assim, o ovo foi removido do local e enviado para Liberty Wildlife em Phoenix, nos EUA. Até que finalmente a pequena ave eclodiu e os voluntários deram-lhe um presente especial para ajudá-la em seus primeiros dias de vida: um urso de pelúcia de condor para se aconchegar.

O brinquedo cumpriu sua missão perfeitamente: deixava o pequeno condor seguro e aquecido. Em um vídeo compartilhado no perfil do Facebook do Liberty Wildlife, o pequeno condor aparece dentro de uma incubadora acompanhado de seu urso de pelúcia. A ave se aproxima do brinquedo para se aquecer.

Após alguns dias, a ave foi enviada ao Peregrine Fundo e pode ser ser incluída em uma família adotiva, porém sem deixar de lado seu melhor amigo. Conforme um comunicado no Facebook do Peregrine, seus novos pais têm se concentrado em mantê-lo seguro e alimentá-lo.

“Estamos muito satisfeitos com a alimentação que observamos até agora. Essas aves criaram filhotes com sucesso no passado e são ótimos pais, por isso estamos entusiasmados com o futuro desse condor milagroso”, descreveu o perfil.

Surto de gripe aviária

De acordo com o portal Smithsonian Magazine, o atual surto de gripe aviária na América do Norte começou em dezembro de 2021. Ao se espalhar pelo continente, o vírus afetou aves selvagens e comerciais, incluindo dezenas de águias americanas e mais de 58 milhões de perus e galinhas de criação.

Assista um vídeo do bebê condor com seu urso de pelúcia incubadora:

Veja também o pequeno com sua nova família:

Querido, gente! Vamos torcer para que fique tudo bem com esse fofinho! Veja atualizações sobre o pequeno condor e sua nova família no Facebook do Liberty Wildlife, aqui ou no perfil do Perigrene Fund, neste link!

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.