Cães com sinais gravíssimos de maus tratos são resgatados em Maceió

Por
em Notícias

Fonte: G1

Um casal de cachorros foi resgatado no início desta semana com sinais gravíssimos de maus tratos no Conjunto Salvador Lyra, em Maceió (AL).

Encaminhados para uma clínica veterinária, eles se recuperam bem e já encontraram um novo lar adotivo.

Segundo a polícia, outros dois cães também foram resgatados de situação de abandono e estão se recuperando na mesma clínica - eles aguardam adoção. São eles: Simba e Mufasa.

A Comissão de Bem Estar Animal da OAB foi a responsável pelos resgates. Apenas em 2019, 35 animais que sofreram maus-tratos (entre cães e gatos) foram resgatados pela comissão. Após receberem alta, os animais seguem para abrigos e ficam disponíveis para adoção.

Em menos de uma semana de tratamento o macho Beethoven ganhou quase 2kg e a fêmea Amora, 1,400 kg.

Bruno Abreu, médico veterinário que atendeu o casal, comentou: "O tratamento a partir de agora seria só uma suplementação nutricional desses animais. Eles vão ficar aqui [ na clínica] por mais quatro ou cinco dias]".

Durante o resgate, os voluntários da OAB ficaram bastante sensibilizados com a situação dos cãezinhos: Amora estava tão debilitada que não conseguia ficar de pé. Ela ficou desidratada e precisou tomar soro.

A comerciante Roseane Rodrigues decidiu adotá-los logo em seguida. Ela está aguardando os dois receberam alta para levá-los para casa.

"Vai ter muito amor, vão ser livres, vão ser muito bem tratados. Quero até fazer um antes e depois deles. O que passou de ruim, ficou. Eles não viver mais nada do que viveram. Vão conhecer a vida agora, porque conhecer amor, um lar, uma família, os amigos. Vão ter uma vida normal", contou a nova tutora dos cachorros.

À respeito dos outros dois cães que aguardam um novo lar na clínica, a coordenadora do projeto Loucos por Bichos, Letícia Santa Rosa, comentou: "O Mufasa já está bem. Já tá podendo fazer o tratamento via oral. Já o Simba tirou o soro há pouco tempo".

Já Rosana Jambo, presidente da Comissão de Bem Estar Animal da OAB comentou sobre os deveres de quem cria um animal.

"A pessoa tem direitos em relação ao animal, mas têm que ser observados os deveres também, assistência veterinária, a castração, que é de suma importância, os medicamentos, vacina, vermífugo, alimentação adequada e condições daquele animal sobreviver de modo digno, sem sofrer aflição, sem sofrer agressão, dor ou qualquer outro tipo de desassistência relativa a maus tratos", disse.

Compartilhe o post com seus amigos!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.