Mulher adota gato 'mais obeso do mundo' que pesava 16 kg e pet passa por dieta; vídeos

Por
em Gatos

Lea Dallas não teve dúvidas de que precisava mudar a vida de Bob, um gato de 16,3 kg, quando o conheceu após ser resgatado de um possível abandono.

O felino pesava mais do que o triplo do peso de um gato médio, a situação de Bob era precária e atrapalhava muito sua qualidade de vida.

De acordo com a tutora, muitas pessoas nas redes sociais brincaram que Bob parecia o personagem Garfield, o grande e preguiçoso gato laranja dos desenhos animados.

Mas apesar do peso e aparência do animal, a mulher o amou desde o primeiro momento, e continua amando, por isso lutou para que ele perdesse alguns quilos.

"Ele pode te tirar o fôlego, especialmente quando ele senta em você", brincou ela.

Para mostrar a mudança do pet, Lea passou a publicar vídeos no Tik Tok, é claro que acabaram se tornando virais e inspirando outros tutores a cuidar melhor da saúde e alimentação de seus animais de estimação.

A mulher cortou algumas guloseimas que o pet estava acostumado e passou a oferecer refeições com calorias limitadas. Nesse jornada, o gato Bob perdeu cerca de 6 kg.

Em um dos primeiros vídeos publicados no Tik Tok, Lea conta que quando decidiu adotar um gato colocou como condição ao abrigo de animais que aceitaria “qualquer um”, e foi então que o abrigo mostrou Bob a ela.

Bob foi adotado em 2021 com 16 kg e no final do ano de 2022 já tinha 6 kg a menos do que quando chegou na nova família.

Apesar de ainda não ser o peso ideal, Bob está no caminho certo e com certeza fará um bom progresso, como vem sendo desde o início.

O vídeo mostrando a mudança de peso do felino obteve mais de 5 milhões de visualizações, muitos internautas se tornaram seus fãs e passaram a pedir atualizações sobre ele nos comentários.

“Esta agora é uma conta para os fãs de Bob. Exigimos mais Bob!”.

“Tão feliz que você está ajudando ele a melhorar!”.

“Bob está em ótimas mãos! Feliz em ver que ele está indo tão bem com sua dieta”.

Obesidade em gatos

A rotina, qualidade e quantidade de alimento em excesso que você dá ao seu gato, pode contribuir para que ele atinja a obesidade.

Muitos gatos acabam se acomodando a uma rotina sedentária, permanecendo boa parte do dia dentro de casa ou em apartamento e isso limita seus hábitos instintivos de atividade física.

Os animais com obesidade também podem apresentar doenças associadas, como diabetes, hipertensão, alto colesterol, complicações hepáticas e enfermidades nos ossos e articulações.

Por isso, é fundamental manter os check-ups de rotina com o veterinário sempre atualizados.

Esse quadro pode se agravar quando o felino é idoso. Por conta da redução da atividade física e da queda no metabolismo, os gatos mais velhos tendem a acumular gordura corporal.

Diante disso, é importante que as precauções com a saúde sejam redobradas. As avaliações com o médico veterinário devem ser frequentes durante essa fase da vida do bichinho.

O profissional pode recomendar uma ração específica, exercícios adaptados e tantos outros cuidados especiais, que garantem o peso ideal para gatos idosos. Consulte um médico veterinário de confiança!

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.