Cão vira-lata caramelo apronta mais uma, mas acaba virando 'garoto propaganda' de campanha

Por
em Humor

No dia 9 de março um morador de Curitiba no Paraná, estava passeando pela praça Osório, local em que estava sendo realizado um evento municipal sobre a conscientização do cuidado com a saúde. Na praça estavam amarrados alguns balões com gás hélio, para mantê-los em pé e ficar a vista a seguinte mensagem: "cuide de seus rins”.

Vendo a situação, um vira-lata caramelo decidiu levar essa campanha de conscientização a mais pessoas e em postos diferentes do município, foi quando foi flagrado carregando um dos balões e passeando pelo centro da cidade. O cão aparenta ser bem cuidado, está com o peso ideal e utiliza uma coleira azul, provavelmente tem tutor e por ser educado resolveu ajudar na divulgação do evento.

“Caramelo e suas realizações diárias. Foi uma ação hoje na praça Osório em Curitiba, exames grátis e orientação sobre cuidado com Rins. Então o Caramelo decidiu divulgar melhor”, diz a legenda do vídeo compartilhado no Tik Tok.

O vídeo obteve mais de 400 mil visualizações, 71 mil curtidas e 711 comentários.

“Foi espalhar a mensagem”, comentou uma internauta.
“Serviu mais do que manter o balão parado, merece um cachê pela propaganda”, disse Lidiane.
“Caramelos são os melhores”, acrescentou uma terceira.

Não é segredo pra ninguém que os vira-latas caramelos dominam o Brasil. Parece que eles estão no mundo desde que o mundo é mundo, né? A verdade é que o surgimento dos cães caramelos é indefinido, mas explica que a cor é resultado de mutações genéticas. A variação de cães caramelos ocorreu devido à mistura com cães trazidos da Europa na época da colonização. É o que explica o doutor em microbiologia, Átila Iamarino, em um vídeo com quase 600 mil acessos.

Estes cães são extremamente dóceis e retribuem os cuidados que recebem sendo companheiros de verdade. O cachorro caramelo costuma ser muito ativo e, ao mesmo tempo, resistente. Aprendem a ser espertos desde novinhos e não deixam nada a desejar no quesito inteligência. Os caramelos se adaptam muito fácil aos seus tutores, entretanto, existem alguns que vivem abandonados em condições de rua que se tornam mais cismados com as pessoas. A longevidade dos vira-latas é tema de muita discussão, haja vista, que muitos defendem a ideia de que eles podem viver por mais tempo. Estudos apontam que um cãozinho desta raça pode chegar aos 12 anos ou mais.

Mas não existem somente os vira-latas caramelo (ou SRD, sem raça definida), alguns cachorros de raça também possuem essa cor de pelo. Veja abaixo quais são elas:

Lhasa Apso caramelo: o lhasa apso é uma raça que veio da região chinesa do Tibet. Há muitos séculos, os budistas o consideravam um cachorro sagrado, que não se poderia trocar por dinheiro em hipótese alguma.

Poodle caramelo: originária da França, essa é uma das raças mais famosas no mundo todo. A cor caramelo em poodles é muito procurada, mas, ao mesmo tempo, um pouco difícil de ser encontrada. Por isso, os poodles nessa coloração costumam ser mais caros do que o restante.

Pinscher caramelo: Esse pet é referência quando falamos de cachorro caramelo. Existem diversos tipos de pinscher ao redor do mundo, mas o que mais se popularizou aqui no Brasil foi o tipo miniatura, no qual as principais cores são o preto e o caramelo. Essa raça é muito conhecida por seu temperamento difícil ao redor de estranhos, mas também é muito companheira quando está perto da família.

Você tem, ou já teve um cão caramelo? Conta pra gente!

Confira o vídeo abaixo:

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.