Conheça Big Floppa, um 'gato gigante' que ficou popular nas redes sociais

A família russa quis adotar um "gato de estimação incomum" e optaram por um gato selvagem.

Por
em Mundo Animal

Georgy Gosha é um ‘felino’ (caracal) mais conhecido como gato selvagem que se parece com um lince. O animal bombou na internet após o tutor, Andrei Bondarev, um cinegrafista de Moscou na Rússia, publicar uma foto no Instagram do seu "animal de estimação" incomum, enquanto o bichano curtia sua refeição. Claro que a foto de um gato gigante de pelo curto com um grande nariz alongado, olhos verdes brilhantes e orelhas enormemente longas chamou a atenção.

"Para se tornar um grande gato, você tem que comer muito!", escreveu Andrei na legenda. Após a publicação feita em 2020, o gato se tornou popular nas redes sociais e sites, como o Reddit. Gosha ganhou um apelido carinhoso dos internautas, em sua casa pode ser batizado com o nome que o tutor escolheu, mas na internet ele faz sucesso sob o nome de 'Big Floppa', ou 'Kot Shlyopa'.

A espécie caracal é nativa da África, Ásia e Índia, mas Gosha nasceu em 21 de dezembro de 2017, em um gatil especializado em gatos selvagens na Ucrânia.

O tutor foi influenciado pela esposa Yelena, em adquirir essa espécie de “gato de estimação” incomum.

"A Lena viu esse animal na internet e me mostrou e então decidimos adquirir um gato selvagem. Por que não? No início, a ideia não era totalmente séria e parecia um sonho a ser realizado um belo dia. Mas, durante um ano inteiro, fomos nos preparando e consultando especialistas e nos acostumamos tanto com a ideia que não podíamos desistir", explicou o homem ao Russia Beyond.

O animal foi transportado durante 24 horas até a casa dos tutores e a adaptação exigiu um pouco de paciência tanto para humanos quanto para o animal.

Além disso, um gato doméstico legítimo chamado Matvei foi crucial na aceitação do animal, por outro lado, o terceiro gato da família chamado Zhora ficou muito ofendido quando um novo membro chegou e ignorou a existência de Gosha e tentativas de aproximação nas primeiras semanas, infelizmente foi só uma fase, agora ele é melhor amigo de Gosha.

Apesar do tamanho e força desproporcional de Gosha, ele leva uma vida tranquila e parecida com os gatos domésticos, têm muita energia e adora se entreter com brinquedos.

A única dificuldade foi aprender a usar a caixa de areia. Gosha só recebe alimentos saudáveis em sua dieta - peru, coelho, miudezas, pintinhos de um dia e suplementos vitamínicos.

O gato selvagem é muito protetor com a tutora Yelena, está sempre disposto a vigiá-la e mantê-la segura. Enquanto isso, para Andrei, a personalidade de Gosha é difícil de controlar, o bichano tem muita energia, e quando fica entediado procura destruir algum objeto dentro de casa.

"Em alguns lugares, ele arranhou as paredes até o concreto. Durante o primeiro ano, eu costumava consertar o gesso e remendar o papel de parede, mas depois desisti. E a TV está arranhada - Gosha pulou nela quando viu alguns pássaros no Animal Planet", diz Andrei.

O felino atraiu tantos fãs que canecas, cubos mágicos, estátuas, almofadas e até mesmo em jogo de Gosha passaram a ser comercializados na internet. Internautas também costumam fazer doações para ajudar os tutores a arcar com os custos do animal que não são baratos. Além disso, um especialista em gatos selvagens examina e vacina Gosha duas vezes por ano. Para a família Bondarev, ele não é diferente de qualquer gato comum e doméstico.

"A única diferença é o tamanho dele, então é preciso ter mais cuidado e prestar mais atenção. Lesões acidentais que você tem quando, por exemplo, brincando com ele são muito mais graves do que de pequenos gatos. É claro que o grau de "destruição" da casa também cresce proporcionalmente ao tamanho do gato. Quanto ao resto, um gato também é um gato em África", concluiu a tutora Yelena.

Big Floppa conta com mais de 160 mil seguidores no Instagram.

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.