Cachorrinho viraliza ao ‘cutucar’ pessoas para pedir comida em restaurante

Por
em Comportamento

No dia 31 de maio, um grupo de amigos estava jantando em um restaurante quando outro cliente chamou a atenção de todos. O assunto em questão é um cachorrinho porte M, sem raça definida e pelagem preta que ficava cutucando as pessoas com o nariz na esperança de conseguir um pouco de comida.

Após cutucar e chamar a atenção, o cãozinho senta e fica esperando alguém oferecer um pedaço da comida. No vídeo isso não aconteceu, mas claramente ele pede e senta educadamente na espera de ser alimentado.

Mesmo que esteja em uma situação de ‘pedinte’, o cão não aparenta estar mal cuidado e desnutrido, muito pelo contrário, estava no peso ideal e muito saudável.

Provavelmente é alimentado por alguém do restaurante e ganha comida de outros clientes pois em nenhum momento é expulso das dependências e do interior do estabelecimento.

A publicação obteve mais de 130 mil visualizações, 22 mil curtidas e os comentários teve um pouco de tudo, internautas se solidarizando e outros achando triste a situação do cão.

“O meu Deus coitado dá o petisco pra ele logo”, comentou Raimundo.
“Educadíssimo”, afirmou Kelly.
"Tem um perto da minha casa que ele coloca a cabeça em cima da nossa perna e espera dar comida, é a coisa mais fofa”, contou um terceiro.

Por mais que a situação seja fofa, é preciso entender o contexto, nem sempre é bom ficar alimentando animais desconhecidos, exceto casos de proteção animal e resgates feitos por protetores e ONGs autorizadas

Pode ser que o cão, nesse caso, pertença ao dono do estabelecimento e seja bem cuidado. O ato de alimentar animais pode colocá-los em riscos como a confiança em todos os humanos que podem não estar praticando o bem. Isso acontece muito em áreas de preservação animal ou zoológicos, onde é proibido alimentar os animais.

Mas como reagir quando um cachorrinho pede comida, e por que continuam pedindo estando bem cuidados? Os cães não são animais do tipo que rejeitam comida. Eles adoram comer algo gostoso e sempre que possível vão querer ganhar algo diferente. Isso é natural.

E afinal de contas, é mesmo chato comer sempre a mesma coisa. Acredita-se que outro motivo para essa fome insaciável que a maioria dos cães apresenta é que eles mantêm seus instintos ancestrais.

Os lobos não sabiam quando seria sua próxima refeição, por isso sempre que podiam comer, eles comiam o máximo possível. Por isso a rotina é importante.

Além da situação onde o cãozinho do vídeo cutuca com o nariz para pedir comida, existem aqueles que fazem uma carinha fofa e arregalam os olhinhos, tem aqueles que empurram com a pata e também os que latem e rosnam para chamar a atenção. O importante nessa situação é ignorar, é uma tática que funciona depois que o cão cansa e percebe que o plano não será bem sucedido. É melhor oferecer o alimento quando ele estiver calmo, assim vai associar que sempre que se comportar e permanecer calmo irá ganhar comida, ao contrário de outras atitudes como cutucar, latir e mordiscar.

Assista abaixo:

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.