Cego mostra como faz para pegar o Uber com seu cão-guia; vídeo

Por
em Cães

Chamar um Uber acompanhado de seu cão-guia pode ser muito desafiador para uma pessoa cega. Muitos motoristas de aplicativos desconhecem a lei que obriga transportar o animal, inclusive sem o uso da caixa de transporte. Vivendo na pele experiências assim, um usuário do TikTok compartilhou como é sua rotina ao pegar caronas através com transportes via aplicativos.

Darley Oliveira é palestrante e referência na criação de conteúdos para desmistificar a rotina de uma pessoa cega. Entre suas publicações, o jovem de 29 anos detalha como funciona o trabalho de seu cão-guia, uma golden retriever chamada Clark.

Há alguns dias, Darley gravou um clipe para mostrar como ele, sendo cego, consegue pegar um Uber com a companhia de seu cão-guia. Com a ajuda de seu celular, ele direciona os comandos necessários através de sua voz.

Após abrir o app, escolher o destino e confirmar a partida, Darley aguarda que o motorista aceite a corrida para passar algumas instruções.

“Aceitou minha viagem e vai chegar em 2 minutos. Vou mandar mensagem pra ele falando que eu sou cego: ‘Olá vírgula, boa tarde ponto. Quando chegar buzina por favor. Sou cego ponto. Muito obrigado’”, dita o jovem o texto que foi enviado ao motorista.

Darley aponta que não avisa que está com a Clark, caso contrário existe a chance do motorista cancelar a corrida antes de chegar.

“Ele já leu, agora vamos esperar uma parada legal. Que eu consigo saber quantos metros ele está de mim, igual aqui, 520 metros".

Logo que o motorista do aplicativo chega, ele questiona Darley se a golden retriever vai na ‘casinha’.

“Ela é uma cão-guia. Como vou levar na casinha? Ela vai no seu assoalho. Ela não sobe no banco, não!”, explica o jovem.

O motorista topa continuar a corrida, enquanto isso, Darley explica que o cão-guia fica deitado no assoalho e nunca sobe no banco. “Olha a maneira que ela está. Assim que o cão-guia é transportado”, finaliza.

Como funciona o trabalho de um cão-guia

Darley costuma responder às principais dúvidas de seus seguidores, entre elas, ele já respondeu como a Clark chegou em sua vida, como junta suas caquinhas quando saem para passear, alerta sobre o que não deve ser feito quando encontrar um cão-guia e muito mais.

Além do clipe viral do Uber, Darley viralizou com um vídeo em que mostra como funciona o trabalho de Clark. O vídeo que é ‘narrado’ pela própria doguinha detalha que tudo começa ao colocar o equipamento de trabalho: a guia especial.

“Aí eu entendo que é hora de começar a trabalhar. Nesse momento nada de brincadeira, aí eu fico muito séria porque eu estou trabalhando, eu estou guiando meu papai”, descreve.

Após isso, Clark guia o tutor pelo caminho que ele pede que a cachorrinha faça.

“Meu pai vai falando pra onde quer ir e eu vou guiando ele. Virando pra esquerda pra direita”, complementa a narração, que logo depois exemplifica o que Clark faz quando encontra uma escada.

“Bom, aí a gente tava chegando no parquinho, tinha uma escada, então eu parei pro meu papai perceber que tinha uma escada”, pontua.

Sensacional, não é?

Veja o vídeo de Darley usando o Uber:

Assista também o trabalho de Clark:

Quer ver mais dessa rotina? Siga Darley no TikTok, aqui!

Redatora.