Existem raças de pitbull? Veja 5 raças de cachorros associadas ao termo pitbull

Por
em Cães

Um cachorro com "cara de mau", cabeça larga e corpo musculoso geralmente é chamado de "pitbull". Mas pitbull é uma raça? Existe raças de pitbulls? Oficialmente não existe um pitbull de raça pura, mas sim diversos cachorros com genética e origem semelhante. Não entendeu? Calma, vamos explicar melhor!

De acordo com o portal The Spruce Pets, no mundo, existem pelo menos dez raças consideradas bully, ou seja, cães valentões que trazem consigo semelhanças ao American Pit Bull Terrier ou ao American Staffordshire Terrier. Vale observar que a designação "Pitbull" não é reconhecida oficialmente por entidades cinológicas reconhecidas, como o American Kennel Club (AKC) nos Estados Unidos ou a Fédération Cynologique Internationale (FCI) internacionalmente.

O termo que inicialmente era utilizado como abreviação ao terrier americano puro, passou a ser associado a cachorros com tais características físicas. Embora as raças que são frequentemente referidas como pitbulls possam ter uma predisposição a certas características, como força física e determinação, isso não significa automaticamente que sejam agressivas. Cada cão é um indivíduo e seu temperamento pode variar significativamente, independentemente da raça.

Mas, o que torna um cão agressivo?

Naturalmente, cães mostram agressividade quando estão com medo ou se sentem inseguros, por isso, é essencial que os tutores treinem a socialização do filhote ao máximo. Vale ressaltar, qualquer cão que não recebe esse cuidado, ainda filhote, pode se tornar um adulto agressivo e perigoso.

A grande diferença é que muitos tutores usam ‘pit bulls’ para reforçar esse comportamento descontrolado, tanto para brigas ou para usá-los como cães de guarda. Tal incentivo torna-os muito perigosos por conta de seu tamanho e pode torná-los difíceis de lidar ou até se aproximar.

Um artigo do The Spruce Pets lista quais são as cinco raças associadas ao termo pitbull e as principais diferenças entre elas. Confira:

1. American Pit Bull Terrier

Talvez o primeiro na linhagem dos valentões, esses cães têm como ancestrais terriers e bulldogs do século 19. Infelizmente essa raça é a mais usada para brigas de cães.

Embora os pit bull terriers americanos modernos possam ter um forte impulso de presa e nem sempre se deem bem com outros cães, eles são conhecidos por formar fortes laços com suas famílias.

2. American Bully

Essa raça foi criada a partir da cruza entre American Pit Bull Terrier e Bulldog. Em comparação com o American Pit Bull Terrier, esses bullies são muito mais largos, mais compactos e têm a cabeça mais larga.

Considerados gentis e afetuosos, esses valentões são fortes e atléticos e precisam de muito exercício para mantê-los felizes e saudáveis, bem como tempo de socialização regular com pessoas e outros cães.

3. American Staffordshire Terrier

Essa raça também tem raízes nos terriers e bulldogs, no entanto, os filhotes são maiores que seus parentes americanos. Entretanto, esses cães não foram tão usados para brigas quanto alguns dos outros tipos de pit bull, o que resultou em cães mais suaves. Os Amstaffs podem ter alto impulso de presa e nem sempre se dão bem com outros cães, ao mesmo tempo que são conhecidos por serem leais, brincalhões e de boa índole com suas famílias.

4. Staffordshire Bull Terrier

Apesar de ser desenvolvida do para brigas de cães, a raça hoje está mais intimamente associada a ser infalivelmente leal e afetuosa com sua família. Esses cães geralmente adoram se aconchegar com seus donos e tendem a ser pacientes e gentis com as crianças.

Além disso, eles tendem a se concentrar nas pessoas e nem sempre se dão bem com outros cães.

5. Bulldog americano

Descendente dos bulldogs ingleses, essa raça foi desenvolvida para a prática de bull baiting - um esporte sangrento que envolvia cães lutando contra touros. Na América do Norte, os buldogues tornaram-se cães de trabalho em fazendas e companheiros amigáveis.

Eles tendem a ser extremamente afetuosos com suas famílias, muitas vezes querendo sentar no colo, apesar de seu tamanho grande. Mas eles podem ser muito protetores com suas famílias, então o treinamento e a socialização desde filhote são essenciais para garantir que eles sejam amigáveis ​​com pessoas fora de sua casa.

E aí, você sabia disso? Conte para gente nos comentários!

Redatora.