Que bicho é esse? Casal encontra pequeno animal na casinha do seu cachorro

Por
em Mundo Animal

Um casal que vive em Inman Valley, no sul da Austrália, é dono de um cachorro. O pet tem uma casinha, porém, quando olharam para o interior dela, não se depararam com o cão, mas sim com outro animal muito pequenino. Que bichinho será que se instalou ali?

Curiosos para descobrir o animal que procurou abrigo em casa alheia, aproximaram-se e então descobriram que se tratava de um gambá pigmeu ocidental juvenil. Esse bichinho é uma pequena espécie de marsupial encontrada na Austrália.

Segundo o portal de notícias do governo do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, esses animais têm uma pelagem macia e espessa, com uma coloração geralmente marrom acinzentada, às vezes com manchas mais claras ou escuras ao longo do corpo.

Esses gambás são conhecidos por sua habilidade de deslizar entre as árvores usando uma membrana de pele chamada patágio, que se estende entre os membros dianteiros e traseiros. Isso lhes permite realizar saltos amplos e planados de uma árvore para outra, facilitando a locomoção em seu habitat arborizado.

Em termos de comportamento, eles são animais noturnos e solitários. Se alimentam principalmente de néctar, pólen, frutas e insetos pequenos. Como muitos outros marsupiais, as fêmeas possuem uma bolsa marsupial onde os filhotes são carregados e nutridos até atingirem a maturidade.

Dadas as características desse animal fofinho, o casal permitiu que ele passasse a noite ali e, no dia seguinte, entraram em contato com o santuário de animais, Wildlife Welfare Organization. O especialista Gayl Males assumiu o caso desse pequeno intruso.

“Ela estava ilesa e definitivamente era uma boa candidata para criar e, eventualmente, voltar à natureza”, disse Males ao The Dodo.

O animalzinho foi levado para o santuário e lá recebeu todos os cuidados necessários, incluindo leite substituto administrado por meio de uma seringa, para seu desenvolvimento. Em questão de cinco semanas, o gambazinho estava forte o suficiente para ser devolvido à natureza.

Porém, ela (o animal é uma fêmea) não foi devolvida à vida selvagem de qualquer jeito. Ela foi colocada em uma área familiar rodeada de flores nativas, dando-lhe a liberdade de ir e vir de seu “ninho” quando quisesse, até que se sentisse segura e partisse. E assim aconteceu! O gambá partiu.

“É exatamente para isso que fazemos isso”, disse Males. “Devolvê-los à natureza depois de dar a eles uma chance que de outra forma não teriam.”

Que esse gambazinho tenha uma vida longa!

Veja também este vídeo:

Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube