É realmente necessário dar banhos em gatos?

Se seu gato odeia água, aqui está o que você precisa saber

Por Redação Amo Meu PET
em Dicas

Se o seu gato não estiver ocupado cochilando, é provável que ele esteja envolvido em sua segunda atividade favorita - se arrumando.

A língua de um gato faz hora extra para remover a sujeira e o cabelo solto, o que não apenas mantém seu pelo saudável, mas o ajuda a manter-se fresco e confortável. Com até 50% do tempo de um gato dedicado à realização de abluções diárias, os gatos realmente precisam da nossa ajuda para permanecerem limpos?

De acordo com o Dr. Robert Proietto, um veterinário que vive em Nova York, não há uma resposta clara para essa pergunta: "Quando devo dar banho no meu gato?" Em vez disso, jogar fora o xampu depende da saúde e do caráter pessoal do gato e os hábitos de se lamber.

Quando devo dar banho no meu gato?

Se o pêlo do seu gato parece bem mantido, a maioria dos donos de animais nunca precisará ir para perto da banheira. Mas se o seu gato está tendo problemas com essa atividade difícil de realizar enquanto envelhece, ou se tem uma roupinha comprida que está constantemente se tornando sujo ou emaranhado, você pode precisar dar banho nele.

“A maioria dos gatos saudáveis não precisa de nós para banhos; eles fazem um ótimo trabalho de se limpar ”, diz Proietto. “Nós vemos gatos que começam a desenvolver problemas de saúde precisando de banhos. Gatos com excesso de peso ou gatos artríticos podem ter dificuldade em alcançar suas costas, em direção à cauda, e podemos ver uma aparência gordurosa e com descamação. ”

Os donos de animais que notam esses sintomas devem primeiro resolver os problemas de saúde do gato com um veterinário. Um banho freqüente pode então ser recomendado para ajudar a manter seu amigo felino limpo e livre de quaisquer infecções de pele.

Com que frequência meu gato precisa de um banho?

Para gatos com necessidades médicas, uma lavagem a cada duas semanas ajudará a manter sua pelagem saudável. Banho não vai machucar um gato, por isso, se o seu gato ama a água, e permitir-lhe facilmente banhá-lo, o veterinário Proietto faz notar que pode até dar a um gato saudável uma esfoliação suave todos os meses, se assim o desejar.

Dando para seu gato um banho de vez em quando também pode ser benéfico para os proprietários com alergias a animais. "Banhos podem ajudar com pêlos e quedas, o que pode ajudar a reduzir os alérgenos", diz Proietto, "mas a maioria dos gatos odeia e escovar uma vez por dia pode ajudar a realizar a mesma coisa."

Enquanto o banho pode ajudar tanto os gatos quanto seus donos, o banho excessivo pode ter consequências inesperadas para a saúde, como causar pele seca, escamosa e prurida.

Traduzido de thedodo.com

Redação Amo Meu PET