Tartaruga marinha fica presa nas rochas em meio a ondas violentas e homem se arrisca para tentar salvá-la

Por
em Mundo Animal

Um morador do Havaí enfrentou ondas violentas para ajudar uma tartaruguinha, ou melhor, uma tartarugona que estava presa. O momento foi compartilhado pela usuária Cakiez em suas redes sociais e comoveu a web.

Um dia desses, enquanto caminhava ao longo da costa, Cakiez e seu companheiro notaram uma figura com nadadeiras saindo das rochas. Era uma tartaruga marinha que, de alguma, forma ficou presa em uma fenda no meio de rochas. O animal marinho estava lutando ao máximo para se libertar em cada uma das ondas violentas que o atingiam.

Foi doloroso ver a luta da tartaruga. Mas então, enquanto Cakiez observava, um herói entrou em ação para ajudar. Ela capturou o momento em um vídeo e publicou em suas redes sociais.

Assista ao vídeo publicado na conta do TikTok @Cakiez:

Na legenda, Cakiez compartilhou a história:

"Eu estava dando um passeio hoje com Kevin quando paramos neste local e ficamos observando famílias de tartarugas devorando as algas nas rochas. Continuamos nossa caminhada conversando e, ao voltarmos para casa, notamos essa tartaruga presa entre as rochas, incapaz de sair, tentando ao máximo nadar para fora a cada onda. Infelizmente, não sou forte o suficiente para retirar esse grandalhão verde, mas felizmente um morador local estava por perto para ajudar a mantê-lo em segurança e levá-lo de volta à sua família!".

O bom samaritano não identificado salvou o dia.

O vídeo do resgate recebeu mais de 22,2 mil visualizações no TikTok. Nos comentários, muitas pessoas ficaram imensamente gratas e se referiram ao homem como um herói. Outras pessoas também se surpreenderam com o tamanho da tartaruga, pois ela parecia bem menor no início do vídeo.

"Pessoas como ele me dão esperança na humanidade. Obrigado por ajudar aquela tartaruga.", diz o comentário feito por um usuário do Instagram.
"Uma tarefa complicada. Você tem o mar tentando puxá-lo, as rochas molhadas possivelmente escorregadias e uma tartaruga pesada e desajeitada. Mas você conseguiu!!! Você a salvou!! Então o senhor é um HERÓI!", diz o trecho de outro comentário.

As tartarugas sobrevivem na superfície?

Segundo o Projeto Tamar, as tartarugas marinhas têm pulmões e precisam subir à superfície para respirar. Ao contrário dos peixes, elas não conseguem retirar o oxigênio da água. Porém elas são ótimas mergulhadoras e são projetadas para fazer longos mergulhos, com pouco oxigênio.

Então, sim, elas conseguem ficar um tempo fora d'água. Ufa.

Segundo a organização, as tartarugas conseguem ficar mergulhando entre 10 e 30 minutos. Quando precisam respirar, vão até a superfície por dois ou três segundos. Mas elas também podem ficar mais tempo na superfície, seja para ficar boiando, para se aquecerem, se alimentarem, para dar uma espiadinha...

Das sete espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo, cinco delas estão no Brasil - apesar de que as tartarugas são patrimônio de todas as nações, pois, segundo o Projeto Tamar, são animais altamente migratórios.

Redatora.