Gatinho especial chega em abrigo e deixa funcionários surpresos - que espécie é essa?

Por
em Notícias

Há alguns dias, os socorristas do Centro de Vida Selvagem da Dane County Humane Society (DCHS), localizado no Condado de Dane, em Wisconsin, nos Estados Unidos, realizaram o resgate de um filhote de gato. No entanto, para surpresa deles, descobriram que o animal não era o que parecia ser. Como assim?

O filhote foi encontrado sozinho próximo a uma vila chamada Mazomanie. Assim que o encontraram, colocaram o felino dentro de uma caixa transportadora e o levaram para o centro de resgate.

Foi somente ao chegarem lá que foram surpreendidos com uma descoberta inesperada.

A surpresa foi que o gato era, na verdade, uma fêmea, e não qualquer fêmea, mas sim um filhote de lince com cerca de 9 a 10 semanas de idade. Embora soubessem que muitos animais dessa espécie viviam na região e já tivessem tratado com muitos adultos, os socorristas nunca tinham visto um filhote de perto, deixando-os maravilhados.

Feita a descoberta, eles trataram a filhote com líquidos e muita comida para fortalecê-la, além de a colocarem em um local aconchegante para descansar.

Em três dias, a lince já estava animada, revelando sua personalidade travessa e demonstrando que não demoraria para voltar à natureza.

“Ela está brava e vocal, sibila e bate sempre que alguém se aproxima de sua jaula, e pode ser ouvida mastigando comida após a alimentação noturna”, escreveu o DCHS em um comunicado à imprensa. “Esse comportamento é exatamente o que os reabilitadores desejam e esperam de um animal selvagem”.

Devido à natureza selvagem do animal e à impossibilidade de abrigar essa espécie no local, a lince será transferida para outro centro de vida selvagem, onde poderá conviver com outros linces.

No entanto, quando ela estiver maior, retornará ao DCHS, onde especialistas irão coordenar sua reintrodução na natureza.

“O objetivo é completar sua reabilitação e levá-la de volta para casa o mais próximo possível de seu local de resgate original”, disse Jackie Sandberg, gerente do Programa de Vida Selvagem do Centro de Vida Selvagem do DCHS, em um comunicado à imprensa.

Sem dúvida, com todo o cuidado que tem recebido, essa lindeza terá um futuro maravilhoso na natureza!

Curiosidades sobre os linces

De acordo com o blog da Dane County Humane Society, os linces são gatos selvagens bastante comuns no estado de Wisconsin, mas são raramente avistados por pessoas. Eles têm o hábito de caçar principalmente durante a noite, buscando coelhos, pequenos mamíferos e veados como presas.

Esses felinos são encontrados em maior número nos condados do norte do estado americano e foram rastreados historicamente por meio de estudos de monitoramento e uso de rádio para compreender seus movimentos na paisagem.

A época de reprodução dos linces geralmente ocorre nos meses de primavera, mais frequentemente em março ou abril, e cada ninhada costuma ter entre 2 a 4 filhotes.

Os linces são animais solitários, exceto durante o período de reprodução, e as fêmeas permanecem com seus filhotes pelo menos até que estes atinjam a independência, geralmente por um período de um ano.

Veja também este vídeo do nosso canal:

Conheça a cacatua que perde toda sua timidez quando escuta músicas de cantoras femininas dos anos 80

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube