Especialista dá dica de adestramento que pode salvar a vida do seu cachorro

Juliano Sanchez explica o que fazer se o cão fugir ou se a guia estourar durante a caminhada.

Por
em Adestramento

Já imaginou se durante uma caminhada com o seu pet a guia estoura? O que você acha que ele faria? Ficaria ao seu lado ou aproveitaria a oportunidade para correr livremente, a ponto de se distanciar e se perder? Acredito que a maioria dos cães optaria pela segunda opção.

Pensando nessa hipótese de que um cão sem treinamento pode fugir do seu dono em uma circunstância dessas ou até mesmo escapar de alguma forma, o adestrador Juliano Sanchez, em vídeo, explicou um comando que evitará que essa situação ocorra. Vamos conferir!

Por meio do Método MEC (Modificação Emocional Canina), Juliano ensina como ter um cachorro que te obedece sempre em todas as situações, com motivação, educando na rotina de forma leve e divertida.

Além disso, nas suas redes sociais, ele compartilha dicas de adestramento positivo para ajudar outros tutores a estabelecerem uma relação harmoniosa e feliz com seus pets.

A dica de ouro, sobre o comando que impede que o cão fuja quando está solto da guia, foi compartilhada no seu perfil do TikTok @dogsdemais no dia 26 de junho, acumulando mais de 227 mil visualizações.

Em uma das cenas, Juliano é visto com seu cão na praia, porém o pet está solto a alguns metros de distância dele. Então, quando ele diz 'aqui', sem pensar duas vezes, o mascote corre em sua direção, obedecendo ao comando.

Juliano diz que o comando 'aqui' é um dos mais importantes e que pode até mesmo salvar a vida do cão, pois é a forma de controlá-lo sem que faça escolhas perigosas ou se coloque em situações arriscadas.

Ao responder prontamente ao comando 'aqui', o cão pode ser mantido seguro e próximo do dono, evitando acidentes e possíveis problemas em ambientes desafiadores ou desconhecidos.

Bom, para dar início ao treinamento, Juliano orienta que tudo seja feito com muita segurança, utilizando uma guia longa ou retrátil.

A primeira etapa consiste em condicionar o cachorro a vir correndo até você. E para isso, você vai atiçá-lo a correr, correndo na frente dele. Quanto mais rápido ele chegar, melhor deve ser a recompensa.

Repita esse processo várias vezes!

A segunda etapa é chamar o cachorro com a palavra 'aqui' e ficar parado, depois correr quando ele estiver na metade do caminho. Esse processo também precisa ser repetido várias vezes.

A terceira etapa é você ficar parado e, ao comando, o cão vir correndo para você.

Dica extra: para não precisar recompensá-lo todas as vezes, é necessário que ele passe por um processo de condicionamento, e para isso, é preciso estudar um pouco mais sobre o comportamento canino. Por isso, Juliano convida os internautas a conhecer o método dele, que você pode conferir clicando aqui.

O vídeo dessa dica valiosa, além das milhares de visualizações que alcançou, acumulou mais de 28 mil reações e centenas de comentários de tiktokers dizendo que tentarão ensinar seus pets, mesmo sabendo que eles agirão ao contrário.

Mas como sabemos, tudo depende de disciplina e constância. Quanto mais praticar com o cão, mais rápido ele aprenderá!

Confira o vídeo.

Para seguir Juliano nas redes sociais, clique aqui.

Gosta de vídeos engraçados de pets? Então conheça nosso noticiário apresentado pelo Pépe Bonner:

Cães fogem misteriosamente e mulher culpa família - então ela descobre a verdade - Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube