Cachorro filhote mordendo muito: o que fazer?

Por
em Cães

O que fazer para o cachorro filhote parar de morder? Embora adoráveis e afetuosos, os filhotes de cachorro frequentemente desenvolvem o hábito natural, no entanto, incômodo de morder tudo e todos. Descubra as razões por trás desse comportamento e como corrigi-lo.

Os filhotes começam a morder logo nos primeiros dias de vida e isso está associado a diversos fatores que contribuem para seu crescimento e para a forma como exploram o mundo.

Por mais que eles sejam pequenos, seus dentes são muito afiados e com o passar dos dias, as leves mordidas se tornam cada vez mais dolorosas.

O que fazer para o filhote parar de morder?

De acordo com a veterinária do portal PetMD, Wailani Sung, antes de mais nada, entenda que correções verbais e físicas não ensinam seu cachorro a se comportar; elas apenas incentivam o filhote a suprimir o comportamento. Esse tipo de punição pode causar medo e ansiedade no filhote.

Wailani lista algumas formas efetivas de resolver o problema. Confira:

  • Brinquedos adequados

Invista em brinquedos que ajudem o filhote a enfrentar a fase que está passando, como uma bola de borracha macia ou um urso de pelúcia. Incentive-o a brincar e a direcionar sua energia para o objeto.

  • Adestre com paciência

Sempre que seu cachorro morder, faça um barulho para distraí-lo. Quando ele esquecer esse comportamento, incentive-o com a ajuda de petiscos a fazer outras coisas, como sentar, rolar, ficar, etc.

  • Não resolvendo? Peça ajuda a um adestrador

Pode ser uma boa opção investir em um treinador de comportamento animal, inclusive em aulas com outros filhotes de raças e sexos diferentes. Isso reforçará a ideia do que é comportamento de brincadeira apropriado e o que não é aceitável.

Por que um filhote morde bastante?

Existem pelo menos três motivos principais para o seu filhote de cachorro ser viciado em morder:

1. Aprendizagem sobre o mundo

Através da mordida, os cães conseguem capturar diversas informações sensoriais de objetos e pessoas. Assim, eles também descobrem o que podem morder ou não, além de reconhecer o gosto das coisas.

2. Socialização

Sim, a mordida pode ser uma forma do seu cachorro socializar, principalmente com animais de sua espécie. Tudo isso faz parte de uma brincadeira natural, que ajuda a perceberem também a força que deve ser direcionada na mordida.

3. Dentição

Outro fator que inspira as mordidas é o início da dentição, que acontece por volta das 12 a 16 semanas de vida.

Nesse momento, as gengivas dos filhotes ficam doloridas, coçam e podem até alterar o humor deles. Por isso, eles procurarão algo para morder a todo momento.

(Foto: Reprodução Canva)

O que fazer quando o problema persiste na fase adulta

Quanto mais tempo você demorar para inibir esse comportamento, mais difícil será adestrar seu cachorro. Além disso, a força da mordida aumentará com o tempo.

Caso seja necessário, procure ajuda imediatamente de um veterinário ou de um treinador especializado nesse comportamento.

Redatora.